Na última publicação, falamo-vos do quão importante é manter uma rotina de sono. Se para um adulto é fundamental dormir as horas necessárias, para uma criança a privação de sono pode ter consequências bem mais graves, podendo afetar o seu crescimento físico e intelectual.
A falta de descanso faz com que as crianças estejam menos alerta e menos atentas a tudo o que as rodeia. Esta dificuldade em manter a concentração pode ser decisiva nos primeiros anos de vida, uma vez não haverá tanta predisposição para interagir com os espaços e com as pessoas. Uma das maiores consequências será a falta de treino da capacidade de reação ou até de compreensão. Crianças que não dormem o suficiente serão provavelmente adultos com falta de memória, com problemas de irritabilidade e dificuldades cognitivas.
Para evitar estes futuros problemas, é importante criar uma rotina de sono para os seus filhos. Evite tornar estes horários numa coisa chata e negativa. Para que a hora de ir dormir seja um momento positivo, aposte em actividades que promovam o relaxamento – como uma música de embalar ou um história antes de se ir deitar.
A rotina do despertar também deve ser treinada. Tente criar hábitos para que a criança não fique chateada ou desorientada quando, ao entrar para a escola, tiver de acordar cedo.
Por isso, já sabe, crie bons hábitos de sono nos seus filhos e respeite as horas de descanso necessárias de acordo com a idade da criança.