Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 3 de Setembro, 2020

    COMO AJUSTAR A ROTINA DE SONO DAS CRIANÇAS ANTES DO REGRESSO ÀS AULAS

    om as implicações de voltar à escola. Mesmo as crianças que irão estudar remotamente têm os seus próprios conjuntos de preocupações.

    À medida que o novo ano letivo começa, as famílias fazem muitos planos e mudam as rotinas diárias. Compram-se roupas e materiais escolares novos, visitas são feitas às escolas para conhecer os novos professores e são decididos os arranjos de transporte de casa para a escola.

    Para as crianças e pais, um dos ajustes mais importantes é acordar cedo. As rotinas de ir para a cama e acordar pela manhã costumam ser muito menos estruturadas durante as férias de verão. Crianças e adolescentes podem ter se acostumado a ficar acordados até mais tarde e acordar mais tarde do que durante o ano letivo anterior. Além disso, os horários podem ter sido inconsistentes, uma vez que não importava acordar às 7h ou às 10h.

    Mas o horário da escola é rígido e implacável. As aulas começam cedo, os autocarros chegam ainda mais cedo e há penalidades por atrasos. À tarde e à noite, os horários da família devem ser ajustados para acomodar as novas atividades após as aulas e os inevitáveis ​trabalhos de casa que virão. É difícil atingir um horário e uma rotina mais disciplinada e pode ser particularmente difícil para as crianças dormir e acordar mais cedo nos dias de aula.

     

    1. Os nossos corpos funcionam melhor quando comemos e dormimos numa rotina diária consistente

    Existem momentos ideais do dia em que estamos mais ou menos preparados para essas duas funções essenciais. Para o sono, os sinais internos para dormir e acordar são semelhantes em alguns aspectos aos mecanismos que regulam a fome e a sede. A questão é que, com um horário descontraído, sem restrições para ir para a cama e acordar, a maioria das pessoas não segue um padrão específico.

    novo ano escolar exige que esse padrão seja alterado repentinamente em alguns dias. Se um adolescente está acostumado a ficar acordado depois da meia-noite e dormir até o meio-dia, é provável que o ajuste seja muito difícil. E por incrível que pareça, acordar mais cedo pode ser ainda mais fácil do que dormir mais cedo. Como a maioria de nós já experienciou, embora possamos acordar, muitas vezes com despertadores, é quase impossível adormecer quando não estamos com sono.

     

    1. Uma maneira de acertar o relógio do corpo é acordar 15 minutos mais cedo todos os dias durante a semana antes do início das aulas

    Durante a semana, tentava-se adormecer um pouco mais cedo todas as noites.

     

    1. Uma vez que a luz solar é um regulador primário do relógio do nosso corpo, exposição à luz solar pela manhã é benéfico

    Abrir as cortinas ao acordar costuma ser útil, e se um parente puder abri-las meia hora antes do horário exigido para acordar, isso pode ser ainda melhor.

     

    1. No final do dia, a exposição à luz pode atrasar o início natural da sonolência no nosso corpo

    A melatonina é uma substância produzida naturalmente que induz a sonolência e sua liberação é regulada em parte pela luz. Estudos recentes sugerem que a exposição à luz da televisão, computadores e smartphones também pode retardar a sonolência noturna.

    Fazer com que crianças e adolescentes parem de assistir televisão e usar outros dispositivos eletrónicos uma hora ou mais antes de dormir pode ajudar. Como alternativa, ler com pouca luz ou fazer alguma atividade tranquila tornará mais fácil dormir.

     

    1. Comer e petiscar tarde podem retardar a sonolência

    Durante o sono, o metabolismo fica mais lento e, como as funções metabólicas são estimuladas pelos alimentos, leva mais tempo para o corpo adormecer.

     

    1. A cafeína em qualquer forma (refrigerante; café, chocolate; bebidas energéticas) deve, por razões óbvias, ser limitada durante o dia e especialmente evitada durante a tarde e a noite

     

    Crianças com sono costumam ter mais dificuldade para aprender novos conceitos e lembrá-los no dia seguinte. Além disso, sono insuficiente tem sido associado a problemas de comportamento. Implementar mudanças como estas e mantê-las durante o ano letivo pode reduzir os problemas para alunos, professores e pais.