Se fica acordado até mais tarde, a dar voltas na cama e sem conseguir adormecer, saiba que pode estar a sofrer uma consequência do stress do dia-a-dia.
O stress ativa o sistema nervoso simpático, que é basicamente um sistema de excitação que ajuda o organismo a lidar com situações de perigo, esforço intenso, stress físico e psíquico. Ele aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, mantendo-nos alerta e, por consequência, sem sono na hora de dormir. Mesmo que consiga adormecer agitado, é muito provável que acorde várias vezes durante a noite ou que não tenha um sono de qualidade. Além disso, dormir mal também causa stress e por isso esta situação torna-se um ciclo vicioso.
Conheça algumas práticas que pode incluir na sua rotina da noite para evitar que o stress tome conta do seu horário de sono:
- Use técnicas de relaxamento como a meditação ou exercícios de respiração.
- Afaste-se dos ecrãs uma a duas horas antes de dormir.
- Beba um chá ou um copo de leite quente antes de se deitar.
- Evite refeições muito pesadas à noite e que dificultem a digestão.
- Tome um banho quente.
- Experimente fazer Aromaterapia.
- Escreva os seus pensamentos num caderno. (Journaling)
- Ouça música relaxante ou sons da natureza.
Não precisa de aplicar todas estas sugestões de uma só vez. Dê uma oportunidade e não desista se não funcionar logo à primeira. A ideia é que vá experimentando e percebendo aquilo que funciona melhor para si.
Esperamos que no final do dia estas dicas o ajudem a estar mais relaxado e a libertar-se da pressão e dos problemas do trabalho. Bons sonhos!