1. Só sonhamos com pessoas que já vimos
Pode acordar com uma estranha sensação de que sonhou com pessoas que nunca viu. Isso não é verdade! O nosso cérebro não tem a capacidade de gerar novos rostos. Por isso, é certo que já viu algures as pessoas que aparecem nos seus sonhos… nem que seja por breves segundos na fila para o pão.
2. Thomas Edison revolucionou as sestas
O inventor norte-americano, normalmente associado à invenção da lâmpada, tinha uma forma muito particular de fazer as suas sestas. Sentava-se num cadeirão com esferas de aço na mão. Ao atingir um estado de sonolência, os músculos relaxavam e as esferas caiam-lhe da mão. O estrondo fazia com que acordasse alguns minutos depois de ter adormecido.
3. Adormeça com Mozart
Cientistas da Universidade de Toronto descobriram que a música clássica pode ter um efeito positivo no combate a insónias. Quais os motivos? É um género musical que usa ritmos que baixam a pressão arterial e reduzem a sensação de ansiedade. Por isso, já sabe. Na hora de se deitar, ponha Mozart, Strauss ou Bach a tocar.
4. O que acontece ao nosso corpo?
“Fica em repouso e recupera energia” pode ser a resposta mais óbvia. Contudo, acontecem diversas coisas no nosso organismo para além de simplesmente descansar. O recarregamento do cérebro, a libertação de hormonas e a reparação de células são só algumas delas.
5. Fazer tarefas durante o sono
A parassonia é um distúrbio do sono. Caracteriza-se pela prática de movimentos ou atividades durante o sono. Podem ser movimentos simples como, por exemplo, ranger os dentes. Contudo, também pode levar as pessoas a atividades mais complexas como falar, cozinhar ou conduzir. Tudo isto, enquanto está a dormir.
6. Estar bêbado de sono
Quando está há muito tempo sem dormir, pode sentir-se sobre o efeito de álcool. Este estado é normalmente chamado de “bebedeira de sono”. É por isso que, a perda de horas de sono pode gerar uma sensação positiva e de bem-estar. Isto acontece, porque, nestes momentos, o seu corpo liberta dopamina.
7. Pratique desporto, durma melhor
A última das curiosidades sobre o sono é que a prática de atividade física permite-lhe ter um sono com mais qualidade. Dormir beneficia daquilo que o desporto traz à sua saúde física e mental, sendo exemplos disso a redução do stress e ansiedade e a regulação do apetite.