Consegue lembrar-se da última vez que lavou as suas almofadas? E não estamos a falar das fronhas, mas sim das próprias almofadas! Nem sempre nos lembramos de cuidar da almofada como ela merece. Mas todos sabemos: uma almofada limpa e fofinha pode ser a nossa melhor companheira para uma boa noite de sono. Fresquinha, a cheirar bem, macia e suave… tão bom!
Se é profissional das limpezas ou novo nestas andanças, não interessa. Vamos ver como lavar almofadas!
Está pronto para tirar notas?
Começando pelo início: com que frequência devemos lavar as almofadas? Há opiniões para todos os gostos, desde “de 2 em 2 meses” até de “de 6 em 6 meses”. Como sempre, o senso comum é bastante útil.
Se sente a sua almofada húmida, com manchas de sujidade ou maus odores, está na hora de lhe dar uma boa esfregadela ?.
1. LEIA AS INSTRUÇÕES DE LAVAGEM (2 VEZES!)
Já nos aconteceu a todos lavarmos, cheios de boas intenções, os nossos jeans favoritos manchados com café ou molho de tomate só para descobri-los, mais tarde, na máquina de lavar 2 tamanhos abaixo do nosso.
As etiquetas são nossas amigas e cuidado nunca é demais. Verifique as instruções de lavagem e secagem antes de lavar as suas almofadas e siga-as à risca.
2. AGORA VAMOS PARA A LAVANDARIA
Primeiro, temos de verificar se a máquina de lavar é suficientemente grande para as almofadas e se o revestimento destas é suficientemente robusto. Sim? Então, podemos avançar.
Ao lavar as almofadas na máquina, trate-as com o maior cuidado: lave-as em água fria ou morna e num ciclo delicado, e utilize só um pouco de detergente líquido.
Além disso, nunca deixe uma almofada sozinha na máquina. Lave-as aos pares, para dar algum suporte.
3. O PASSO MAIS IMPORTANTE: A SECAGEM!
O segredo para uma almofada limpa é a secagem. Se, por um lado, é muito difícil secar completamente as almofadas, por outro, a humidade é a “casa” perfeita para bolor e alguns tipos de vírus e bactérias se alojarem.
Portanto, nunca é demais repetir: garanta que a sua almofada está sempre bem sequinha antes de a usar.
Para secar bem as almofadas, recomendamos alguns minutos na máquina de secar mais umas boas horas ao sol (pode-lhes fazer companhia, claro ☀️).
Dica: coloque 2 bolas de ténis na máquina de secar. Sim, leu bem, bolas de ténis. Vão ajudar a amaciar as almofadas.
Nem todas as almofadas são iguais
ALMOFADAS DE PLUMA DE PATO (PENAS)
Como as almofadas de penas são muito delicadas e demoram muito a secar, merecem cuidados especiais.
O ideal é a lavagem a seco, que garante que as almofadas ficam limpas, higienizadas e, muito importante, sequinhas. Não se esqueça de deixá-las a arejar um pouco depois de estas chegarem da lavandaria.
Outra solução é lavá-las à mão com delicadeza. E, mais uma vez, deixe-as secar sem pressa com ajuda do sol e do ar fresco.
ALMOFADAS VISCOELÁSTICAS E DE LÁTEX
Já as almofadas viscoelásticas e de látex são ainda mais delicadas. Não se devem molhar de todo! É quase tarefa impossível secar bem este tipo de almofadas, por isso temos de ser criativos para mantê-las limpas e evitar molhá-las.
Se a sua almofada viscoelástica ou de látex tiver manchas de sujidade, misture um pouco de água e detergente delicado, molhe uma toalha de algodão com a misture e passe-a suavemente pela mancha. Deixe-a a secar à vontade.
No caso dos maus odores, a única coisa que nos resta fazer é arejar bem a almofada. Sol e ar fresco fazem milagres.
E lembre-se, qualquer bocadinho de humidade na sua almofada rapidamente se transforma num bom ambiente para fungos e bactérias se propagarem. Uma almofada seca é uma almofada saudável.
Lembre-se da sua companheira todos os dias
O número de ácaros e partículas nada agradáveis que vivem nas nossas almofadas é impressionante! Além das lavagens frequentes de que falamos acima, há alguns cuidados diários que nos ajudam a manter a nossa almofada fresca e cheirosa:
- A primeira regra é óbvia: nunca use a sua almofada sem fronha. A fronha é uma ótima protetora e resguarda a almofada de germes e sujidades.
- Bata bem essas almofadas: ao fazer a cama pela manhã, abra as janeles e tire o excesso de sujidade e poeira das almofadas. Não custa nada e faz a diferença. Também pode aproveitar os fins de semana cheios de sol e deixar as almofadas na varanda. Elas agradecem
- Costuma ter o quarto num brinco? Arejado, sem pó no chão, com a roupa da cama lavada? Já é meio caminho andado ?.
Por fim, lembramos que, mesmo com os cuidados mais caprichados, nenhuma almofada dura para sempre.