A pandemia fez com que o Natal passado fosse mais triste e solitário, longe de quem mais gostamos, devido às restrições. No entanto, este ano, o Natal deixa-nos mais entusiasmados por podermos, finalmente, reunir com familiares e amigos. E dá-nos também aquela motivação extra para nos esmerarmos um pouco mais na decoração de Natal da nossa casa e tornar o momento ainda mais especial.
Desde a árvore, passando pela iluminação, até à mesa de jantar, todos os pormenores contam na hora de trazer o espírito natalício para dentro de casa, preparando o mood para uma das noites mais aguardadas do ano. É importante que todos os elementos estejam alinhados com as festividades, mas também é importante mantermo-nos a par das tendências de decoração deste ano.
Árvore: Menos é mais
Este ano, conte ver muitas árvores assimétricas, com pouca folhagem ou em led. Tal como acontece muitas vezes na natureza, nem tudo é completamente simétrico. Os ramos mais dispersos e “despidos”, realçam a iluminação e os enfeites da árvore. Para aqueles que adoram o estilo mais minimalista e moderno, este género de árvore ajusta-se na perfeição.
Nota: Se estiver a pensar comprar uma árvore artificial, certifique-se que a guarda de forma correta para que dure muitos Natais.
O roxo é o novo vermelho
Esqueça os tradicionais vermelhos, verdes e dourados. O Natal deste ano ganhou uma nova tonalidade e está mais inclinada para tons de framboesa, ameixa e uva. Combine estas cores com dourado para um toque dramático, mas sofisticado, nas suas decorações.
Um Natal ao natural
Se no ano passado já começámos a ver elementos decorativos feitos a partir de materiais naturais, este ano essa tendência veio mesmo para ficar. Madeira, pinhas, penas e até fruta desidratada são algumas das possibilidades que pode utilizar para fazer os enfeites para a árvore, marcadores nos lugares da mesa de jantar e muito mais. Não há limites para a imaginação, principalmente se optar por fazer DIY (Faça Você Mesma), também muito popular nos últimos tempos e capaz de dar um toque único e original às suas criações.
Brilhe como antigamente
Não há Natal mais reconfortante do que aquele em que há luzinhas a piscar toda a noite, que nos faz viajar no tempo e nos traz memórias da nossa infância. Nostalgia é um dos sentimentos mais predominantes nesta altura e a palavra-chave para as tendências de iluminação de 2021. Procure naquele velho caixote as luzes com estilo retro e vintage e traga-as de volta para a sua árvore de Natal, para as janelas e para os móveis de casa.
Embrulhos ecológicos
A sustentabilidade é um dos temas mais mencionados nos últimos tempos e a preocupação em adotar comportamentos mais sustentáveis tem crescido gradualmente. Quando toca a embrulhar presentes e enviar cartões festivos, é importante que dê preferência ao reaproveitamento do que já tem em casa. O antigo papel de embrulho, as caixas de encomendas que guardou “para o caso de ser preciso” e até antigos jornais e revistas, tudo pode ser reutilizado para fazer novos embrulhos para as prendas deste ano serem mais conscientes e originais.
Com estas sugestões de decoração de Natal, vai puder levar o espírito natalício e o conforto característico desta época para a sua casa. Assim que todos se instalarem, chega a hora de aproveitar ao máximo o tempo em famílial.