Chegou a altura preferida do ano para muita gente: o Natal. Nesta época, o tema Pai Natal é muito recorrente e ouvem-se as melhores histórias sobre esta personagem do imaginário coletivo que tantas pessoas adoram. Tradicionalmente conhecido como Pai Natal, na cultura portuguesa, ele é um senhor de barbas brancas, rechonchudo, que veste um fato vermelho e distribui presentes por todas as crianças do mundo na noite de 24 de dezembro.
Adora beber o seu copo de leite, com bolachinhas a acompanhar, e conduz um trenó puxado por várias renas, enquanto grita Ho ho ho! para anunciar a sua chegada. Isto é o que a maioria de nós sabe sobre ele, mas existem muitas outras curiosidades engraçadas.
Neste artigo, contamos-lhe 10 factos sobre o Pai Natal muito interessantes que talvez não conheça.
1 – A figura do Pai Natal foi inspirada num bispo
A personagem do Pai Natal foi inspirada na história de São Nicolau, que era um bispo de Mira, na Anatólia, que pertence à Turquia. Ele costumava ajudar anonimamente as pessoas mais carenciadas, deixando um saco com moedas de ouro na chaminé das casas. Mais tarde, foi declarado santo e tornou-se um símbolo de Natal na Alemanha, lugar onde teve início, e a lenda percorreu o mundo todo.
2 – O fato do Pai Natal original não é vermelho
E se lhe dissermos que o Pai Natal originalmente se vestia de… verde? Sim, um longo casaco verde. No entanto, ele hoje é conhecido por vestir um fato vermelho com punhos e bainhas brancas, com um cinto e botas de couro preto. Ainda que muitos digam que essa imagem popularizou depois de um anúncio da Coca-Cola, existem pinturas que já retratavam o Pai Natal com roupa vermelha antes desse momento.
3 – O nome do Pai Natal não é igual para todos
Nem todos os países tratam o Pai Natal pelo mesmo nome que nós. Saint Nicholas (São Nicolau), St Nick, Papai Noel, Kris Kringle, Père Noël, La Befana, SinterKlaas, Babbo Natale, Viejito Pascuero, Djed Mraz, Pai Nadal ou Joulupukki – estes são alguns dos nomes que são usados à volta do mundo para chamar o Pai Natal.
4 – O Pai Natal tem duas casas
Embora nos tenham contado que o Pai Natal vive no Pólo Norte, no Alasca, existem duas cidades diferentes que dizem ser a casa do Pai Natal. A cidade de Rovaniemi, na Lapónia, localizada numa província no norte da Finlândia, também é considerada por muito a verdadeira casa do Pai Natal.
5 – O Pai Natal é casado
Até 1949, o Pai Natal era solteiro. Só a partir desse ano, depois do escritor James Ree escrever o conto A Christmas Legend, (em português Uma Lenda de Natal), é que foi mencionada a esposa do Pai Natal, a Mãe Natal ou Mrs Claus.
6 – A última rena a juntar-se ao Pai Natal foi a mais conhecida
Os nomes das renas foram mencionados pela primeira vez num poema de 1823, A Visit from St. Nicholas, referindo apenas 8 renas: Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. Só mais tarde, já em 1939, é que foi integrada a 9ª rena, Rudolfo, devido à popularidade da canção Rudolph, the Red-Nosed Reindeer.
7 – O Pai Natal tem carta de condução e passaporte
O último dos factos sobre o Pai Natal é que ele recebeu oficialmente uma licença de piloto do governo dos EUA em 1927. Além disso tem também passaporte canadiano. Tanto o Pai Natal como a Sra. Claus receberam os seus próprios passaportes eletrónicos em 2013 – do Canadá. Durante uma cerimónia especial em Toronto, o Ministro da Imigração Chris Alexander disse: Como tantos cidadãos canadenses que gostam de longas viagens ao redor do mundo, o Claus ficou emocionado ao receber os seus passaportes eletrónicos – que estão entre os documentos de viagem mais seguros do mundo… se viajar de carro, de barco ou com uma equipa de renas voadoras.
8 – O Pai Natal conduz em excesso de velocidade
Ainda dentro do tema condução, há o facto de o Pai Natal não ser um condutor como outro qualquer. Devido ao fuso horário, o Pai Natal tem 31 horas para entregar os presentes a todas as crianças do mundo. Nesse período de tempo, ele tem de percorrer 510.000.000 km, que significa ter de viajar a mais de 15.000 km por hora, isto é, cerca de 4500 km por segundo!
9 – O Pai Natal recebe cartas no correio
Embora se pense que as cartas são enviadas para o Pólo Norte, a verdade é que o código postal do Pai Natal é do Canadá. Foi-lhe atribuído o código postal H0H 0H0 onde recebe, todos os anos, cartas de crianças de todo o mundo.
10 – A maioria das cartas são enviadas da França
Todos os anos, milhões de crianças escrevem uma carta ao Pai Natal, mas é da França que ele recebe mais cartas. De acordo com um estudo, 1,700,000 cartas ao Pai Natal são enviadas por crianças francesas.
Conhecia algum destes 10 factos sobre o Pai Natal? Partilhe estas curiosidades com outras pessoas e veja qual é a reação delas. Desejamos-lhe um Natal cheio de alegria!