Natal que é Natal, tem de ter uma boa maratona de clássicos do cinema, apropriados para esta época festiva. Por isso, reunimos alguns dos melhores de filmes de Natal para crianças e adultos. Junte a família no sofá e prepare-se para um serão muito divertido com estas sugestões.
Sozinho em Casa (1990)
O que mais poderia uma criança amar do que um filme sobre outra criança a enganar os adultos e ainda ser recompensada por isso? Até mesmo o seu cão ficará entretido com as travessuras de Kevin McCallister, enquanto ele protege a sua casa dos ladrões mais trapalhões, Joe Pesci e Daniel Stern, após ser acidentalmente deixado sozinho em casa, pela família, nas férias.
Feliz Natal, Charlie Brown (1965)
Com o início das festividades, o Charlie Brown sente-se um pouco em baixo. Sendo a Lucy a amiga incrível que é, sugere que o Charlie faça uma peça de Natal para entrar no espírito natalício, mas tudo desaba para o pobre Chuck quando a sua peça central, uma pequena árvore quase nua e de aparência infeliz, é ridicularizada por todos ao seu redor.
Mas, graças à combinação imparável de um discurso comovente de Linus sobre o significado do Natal e o poder inegável da música jazz cativante, o desastre de Natal de Charlie tem um final tão feliz que você e sua família vão ficar contagiados.
Grinch (2000)
Embora existam várias versões no cinema do livro como o mesmo nome, de 1957, do Dr. Seuss, é a versão de 2000 que talvez deixe a maior marca nos nossos corações. Visualmente, no mínimo, tudo é inesquecível, tanto que o filme até ganhou o Óscar de Melhor Maquilhagem na 73ª cerimónia dos Óscares.
Outra coisa inesquecível é a atuação de Jim Carrey, que protagoniza a personagem do Grinch, por quem de alguma forma simpatizamos e torcemos, embora ele odeie o Natal e tente arruiná-lo a todas as pessoas de Whoville. Felizmente, o Grinch tem a adorável menina Cindy Lou Who e o cãozinho Max para esclarecê-lo e dar-lhe uma pista sobre o verdadeiro significado do Natal.
Elf – O Falso Duende (2003)
O elenco? Irreal. A comédia? Eterna. O cenário de Nova York? Imaculado. Elf é um tesouro pelo qual todos, desde crianças a avós, podem-se apaixonar. Buddy, o Elfo, entrou no saco de brinquedos do Pai Natal quando era bebé, levando-o de um orfanato até ao Pólo Norte, onde foi adotado pelo Pai Elfo e criado junto com o resto dos elfos do Pai Natal, embora ele nunca tenha realmente sentido que pertencia ali.
Buddy acha que vai encontrar esse sentimento de pertença, encontrando o seu pai biológico, Walter Hobbs, e então decide ir a pé até Manhattan apenas para encontrá-lo. Walter é um idiota mesquinho, mas não é o suficiente para deter Buddy, e é difícil para os outros personagens (e para nós) não sermos seduzidos tanto pelo seu otimismo implacável, como pela paixão pelo Natal.
Deixe-se seduzir (e à sua família) por este filme delicioso.
O Expresso Polar (2004)
É véspera de Natal em Michigan no ano de 1956 e Tom Hanks está em todo o lado. Essa é a essência deste filme de aventura musical animado, em que um menino duvida da existência do Pai Natal e, seguidamente, embarca na jornada da sua vida ao lado de outras crianças a bordo do Expresso Polar.
Este filme vai fazê-lo desejar chocolate quente, ter medo de fantoches e certificar-se que o Tom Hanks não está debaixo da sua cama antes de ir dormir (a sério, ele desempenha um milhão de papéis neste filme). Mesmo assim, essas são apenas algumas das coisas que tornam O Expresso Polar tão icónico.
Arthur Christmas (2011)
Quem nunca se questionou sobre como é que o Pai Natal consegue entregar todos os presentes em apenas uma noite? A resposta está num lugar escondido no Pólo Norte, e Arthur vai desvendar o mistério, descobrindo um sistema ultra-high-tech de entrega de prendas que cumpre a tarefa com a maior brevidade e distinção.
Klaus (2019)
Não é com frequência que um filme de Natal é indicado ao Óscar, mas Klaus encaixa na perfeição nesse cenário, e por um bom motivo. Este filme animado oferece uma visão altamente original da famosa lenda do Pai Natal, em que o carteiro Jesper Johansson é forçado a crescer depois de ser designado a ir trabalhar para a aterrorizante cidade de Smeerensburg.
Numa tentativa desesperada para crescer um negócio de postais, ele junta-se a Klaus, um lenhador, que por acaso é um profissional na fabricação de brinquedos (e tem um fraquinho por ajudar crianças necessitadas).
Este é definitivamente um filme que vai divertir e cativar pessoas de todas as idades, então certifique-se de lhe dar uma oportunidade este Natal.
Depois destas sugestões, não lhe vão faltar ideias de filmes de Natal para crianças na sua lista de atividades para fazer em família.