Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 21 de Dezembro, 2021

    POR QUE COMEMOS MAIS NO INVERNO?

    É provável que já tenha reparado que nos meses mais frios do ano, tem sempre mais apetite do que é costume. Os anúncios de chocolates e doces de Natal não ajudaram muito a evitar que isso acontecesse, mas não é esse o motivo que explica o porquê de não parar de pensar em comida. Se já parou para pensar no assunto e tem curiosidade em perceber por que comemos mais no inverno, continue a ler o artigo e descubra todas as razões e a solução para cada uma delas.

    Está com frio

    O corpo está geneticamente mais disposto a comer em demasia e armazenar mais gordura durante os meses frios. E isto acontece porque quando a temperatura interna do corpo cai, o organismo gasta mais calorias a tentar combater o frio. Claro que depois há sempre a tendência de se refugiar em comida de conforto ou de beber um chocolate quente, como forma de se refugiar do desconforto causado pelas baixas temperaturas.

    A melhor forma de continuar a comer sem ingerir uma enorme quantidade de açúcar, é optar por beber chás quentes, de preferência mais picantes, como forma de se aquecer internamente. As sopas de legumes também são refeições ótimas para esta altura do ano com a vantagem de serem muito saudáveis. O café pode também ajudar nessa tarefa, pois a cafeína acelera o metabolismo e aquece o corpo de dentro para fora.

    Anda menos ativo

    No inverno, os dias são mais curtos e as temperaturas (bastante) mais baixas, contribuindo para que reduza a sua disposição e vontade de praticar desporto ao ar livre ou simplesmente caminhar com a mesma regularidade. A diminuição da atividade física leva muitas vezes a que preencha esse vazio, comendo mais.

    Embora a prática de exercício seja recomendada mesmo nos meses mais frios, sabemos que até o simples facto de ter de mudar de roupa para vestir um fato de treino pode ser bem desagradável. Contudo, pode contornar a falta de exercício com outras alternativas que vão fazê-lo mover-se mais. Pode, por exemplo, optar pelo caminho mais longo quando estiver a ir para casa, subir escadas em vez de chamar o elevador ou até mesmo levantar a comida que encomendou em vez de escolher a opção de entrega em casa.

    Precisa de água

    Ainda que seja difícil de acreditar, o corpo soa tanto no inverno como em qualquer outra altura do ano. Ou porque passa muito tempo junto aos aquecedores, ou porque usa várias camadas de roupa, ambas contribuem para a perda de líquidos do organismo. Para o corpo, a desidratação é muitas vezes confundida com fome, daí resultar a sensação de estar com mais apetite.

    A melhor solução para evitar a desidratação é mesmo tentar beber 8 copos de água por dia. Ou então beber mais chás quentes e sopas para compensar a perda de água e ao mesmo tempo regular a temperatura do corpo.

    Sente-se mais triste

    É inevitável para a grande maioria das pessoas não estarem um pouco mais embaixo depois das festividades do Natal e do Ano Novo. E, como é bastante comum, há sempre a tendência de comer mais quando nos sentimos mais tristes.

    Para evitar que coma todos esses sentimentos, pode começar a praticar desporto ou outras atividades que liberam endorfinas (hormonas que nos deixam de melhor humor e mais felizes). Além disso, pode também começar a planear melhor as suas refeições e monitorizar a ingestão de alimentos de forma a perceber quando é que está a ser mais descuidado com a sua alimentação. Tenha atenção se notar sinais de depressão, como alteração nos seus padrões de sono e o sentimento de falta de esperança, consulte imediatamente ajuda especializada.

    Já percebe agora por que comemos mais no inverno? Com cuidado e algum esforço pode evitar comer em demasia ou alimentos que lhe fazem mal. Para o ajudar naquelas noites em que só lhe apetece assaltar o frigorífico, pode ler também o artigo sobre os melhores alimentos para comer antes de dormir.