Imagine-se no quentinho da sua cama. Agora, imagine que o despertador acabou de tocar e tem de sair da sua bolha de conforto para se entregar às rotinas do dia-a-dia.
A vontade é nenhuma ou muito pouca, certo? Principalmente, no inverno. Ainda está escuro lá fora, os dias estão mais frios e a vontade de ficar debaixo do edredão é maior. Por isso, vamos deixar-lhe 7 dicas para acordar cedo, mesmo nesta estação onde o frio se faz sentir mais.
1. 3,2,1… sair da cama!
É difícil resistir a uma cama quentinha? Sim, bastante. Então, a nossa sugestão é que não pense muito. Levante-se ao primeiro alarme, desligue o despertador e assuma uma atitude positiva para enfrentar o dia. Vai ser que assim custa menos.
2. Do quentinho para o quentinho
Nem tudo é uma grande tragédia, só porque tem de acordar cedo e o termómetro marca dez graus. A ideia é muito simples. Deixe o cobertor e entre no chuveiro.
Um banho bem quente vai ajudar a despertar, para além de ativar melhor a sua circulação sanguínea. E ainda tem a vantagem de começar o dia com aquele seu cheirinho a gel de banho.
3. Ar fresco no quarto
Ter o quarto arejado pode ser uma dica importante para que se sinta leve e confortável logo quando acorda. Apesar disso, no inverno, as janelas estão sempre fechadas por causa do frio.
Para estas situações, recomendamos um purificador de ar, já que é bastante silencioso e ajuda a melhorar a qualidade do ar enquanto dorme. Assim, até apetece acordar cedo para respirar ar de qualidade.
4. Prepare a sua manhã
Antecipa tarefas da manhã seguinte na noite anterior. Escolha a roupa, programe a máquina de lavar loiça ou pense antecipadamente no seu pequeno-almoço. São tarefas simples, mas que, se planeadas com calma, vão permitir-lhe ter uma manhã mais confortável e um despertar mais tranquilo.
5. Desperte com aromas no pensamento
Não dispensa o seu café forte para começar o dia? Pense nele logo ao acordar e vai ficar com vontade de sair da cama só para o saborear. Melhor só mesmo se alguém o fizer por si e estiver pronto a beber assim que despertar.
E quem diz café, diz cereais, smoothies ou a sua proteína para treinar. Ou então aquele topping de chocolate para as panquecas a que ninguém resiste.
6. Durma o suficiente
Parece uma dica simples, mas faz toda a diferença, porque dormir bem é fundamental que se sinta com energia assim que acorda. Deite-se cedo e tente descansar o número de horas recomendado, que, normalmente, está entre as sete e as nove.
Contudo, nem todos necessitamos de dormir este número de horas. O importante é que durma o suficiente para acordar revigorado e pronto para os desafios do dia que acaba de começar.8
7. Onde está o despertador?
É um velho truque, mas ainda funciona. Coloque o despertador ou o seu smartphone longe da cama. Não demasiado longe para o não conseguir ouvir, não demasiado perto para não o alcançar a partir da cama. O objetivo é que se tenha de levantar para o desligar. Depois, já sabe, é ter aquela força de vontade para não se voltar a deitar.
Esperamos que agora, com estas nossas 7 dicas, seja mais fácil acordar cedo e sair da cama, mesmo que tenha a chuva a bater-lhe na janela e os termómetros a mostrar temperadoras baixas.