Quem nunca teve um diário quando era criança? Lembra-se de sair da escola e chegar a casa, no fim do dia, cheio de coisas para escrever naquele pequeno caderno? Contavam-se as aventuras mais divertidas do dia, falava-se dos amigos que se fizeram e até alguns segredos ficavam eternizados naquelas páginas. Alguns, tinham até um cadeado para ser fechado a sete chaves e não ser lido pelos mais curiosos. Tudo isto, embora lhe possa parecer antiquado, está a ressurgir nos dias de hoje, agora com o nome de journaling.
O journaling é cada vez mais usado por pessoas mais velhas. É uma atividade simples que tem um retorno gigante quando praticada regularmente e demonstrou ter benefícios significativos para a saúde mental e física, além de melhorar a qualidade de vida geral de uma pessoa. Em seguida, iremos examinar cada um desses benefícios para o seu bem-estar.
Acalma e relaxa a mente
Às vezes, os pensamentos e as emoções negativas podem ser bastante persistentes na nossa mente. Isso pode causar stress quando está a lidar com uma situação desafiadora e até influenciar a sua atitude no momento. Mas se fizer uma pausa e colocar as suas emoções no papel, isso pode ajudá-lo a libertar esses pensamentos negativos da sua mente. O stress é prejudicial à saúde a nível físico, mental e emocional. Um estudo, comprovou que escrever por apenas 15 a 20 minutos por dia, três a cinco vezes ao longo de um período de quatro meses, foi o suficiente para reduzir a pressão arterial e melhorar a funcionalidade do fígado. Ao escrever, pode até encontrar uma solução na qual não tinha pensado antes e ajudar a gerir melhor as experiências stressantes de maneira saudável. Tente estabelecer um diário como um hábito de meditação antes de dormir para ajudá-lo a acalmar e a relaxar.
Fortalece o sistema imunitário
No estudo que falámos anteriormente, os investigadores Karen A. Baikie e Kay Wilhelm repararam que as pessoas que escreveram 20 minutos por dia, em determinadas ocasiões, sentiram os seguintes benefícios:
- Fizeram menos visitas ao médico relacionadas com stress;
- Melhoraram o funcionamento do sistema imunológico
- Reduziram a pressão arterial
- Melhoraram a função pulmonar e a função hepática
E de que forma é que o journaling contribuiu para isso? Simplesmente porque, ao escrever, coloca os eventos da vida numa perspectiva mais simplificada que faz com que permita pensar de forma mais positiva e segura de si próprio em relação ao mundo. Isso faz com que esteja menos exposto a problemas de depressão e ansiedade que podem causar graves problemas na sua saúde física.
Aumenta a memória
Quando está a praticar o journaling, está a gravar e processar os eventos de um determinado período de tempo. Assim, lembra-se e reflete sobre os detalhes desses eventos, o que o ajuda a reter essas memórias por um período de tempo significativamente maior. Além disso, o registo no diário permite analisar eventos passados e encontrar padrões. Ao olhar para o seu diário ao longo do tempo, vai poder começar a ver padrões particulares, seja no seu próprio comportamento ou no comportamento dos outros. Depois de identificar esses padrões, já conseguirá responder adequadamente.
Algumas figuras importantes como Albert Einstein, Marie Curie, Frida Kahlo e Leonardo da Vinci, também praticavam o journaling. Eles mantinham um diário onde registavam as experiências, pensamentos e emoções. Faça também como eles e comece já a praticar o journaling e a beneficiar de todas as vantagens desta prática de autocuidado.