Se está à procura de um novo colchão, recomendamos-lhe que procure lojas especializadas em descanso. Aí, poderá ser aconselhado por profissionais e experimentar diferentes tipos de colchões.
Explique ao profissional quais são as suas necessidades, se dorme sozinho ou acompanhado e o seu peso, se é para a residência habitual ou para a de férias, o tipo de base que tem em casa ou qualquer outro dado que seja relevante para si na hora de dormir.
Damos-lhe alguns passos simples para acertar na escolha do seu colchão:
- Experimente todos os lados do colchão. Experimente as posições em que dorme habitualmente.
- Levar roupa cómoda e tirar os sapatos vai ajudá-lo a recriar o momento de ir dormir. Experimente a almofada com liberdade e tente pedir uma similar à que tem em casa.
- Não tenha vergonha de experimentar o colchão por muito tempo. Trata-se de garantir a sua escolha, então o tempo que estiver deitado em diferentes posições, irá ajudá-lo a escolher com mais segurança.
- Se compartilha a cama, experimente o colchão com o/a parceiro/a. Os gostos são diferentes e é importante que ambos estejam confortáveis e tenham espaço suficiente para se movimentar.
- O colchão tem que se adaptar a si. A sua coluna deve manter-se reta na posição lateral e em forma de S quando estiver deitado de costas. É importante verificar, tentando colocar o braço entre a região lombar e o colchão, se não há espaço entre ambos.
Lembre-se que o tempo limite para trocar um colchão é de 10 anos, não compre um colchão de ânimo leve, pois passamos mais de um terço das nossas vidas a dormir e o nosso desempenho diário depende da qualidade do sono que temos em cada noite.