Dormir o tempo suficiente é fundamental para ajudar a manter a saúde da mente e do corpo. E desengane-se se pensa que dormir é meramente um capricho, pois o sono tem um papel tão importante para a saúde como a prática de exercício físico ou uma alimentação equilibrada.
Durante o sono, acontecem várias mudanças fisiológicas no nosso corpo. A temperatura, a frequência cardíaca e a atividade cerebral alteram durante todo aquele tempo em que estamos de olhos fechados. E, à medida que passamos pelos vários estágios do sono, o corpo recupera das atividades diárias, cognitiva e fisicamente. Por exemplo, as células sintetizam proteínas, os tecidos recuperam-se e as hormonas de crescimento são libertadas. Tudo isto enquanto dormimos.
O sono também ajuda o cérebro a reorganizar e reter memórias. Enquanto está acordado, o cérebro recebe muitas informações e imagens que, durante o sono, o cérebro pode reproduzir e organizar, incluindo os eventos, memórias e informações do dia.
A partir do que acabou de ler, já consegue perceber por linhas gerais a importância que o sono tem na nossa vida. De seguida, vamos explicar-lhe, de forma mais pormenorizada, por que deve passar mais tempo a dormir no conforto da sua cama.
Maior produtividade e concentração
Várias pesquisas associaram dormir o suficiente a uma melhor concentração, produtividade e cognição. E ainda houve vários estudos, que os cientistas fizeram no início dos anos 2000, que analisaram os efeitos da privação do sono. O que os investigadores concluíram é que o sono tem ligações com várias funções cerebrais, incluindo: concentração, produtividade e conhecimento. Os padrões de sono das crianças podem também ter um impacto direto no seu comportamento e rendimento escolar.
Menor risco de aumento de peso
A ligação entre o aumento de peso ou obesidade a padrões de sono curtos não é completamente clara. Um estudo mais recente na revista Sleep MedicineTrusted Source, conclui que não há ligação entre excesso de peso e privação de sono. No entanto, a falta de sono pode afetar o desejo ou a capacidade de uma pessoa manter um estilo de vida saudável, contribuindo diretamente para o aumento de peso.
Da mesma forma que o aumento de peso, há evidências que sugerem que uma boa noite de sono pode ajudar uma pessoa a consumir menos calorias durante o dia. Por exemplo, um estudo no Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America diz que os padrões de sono afetam as hormonas responsáveis pelo apetite.
Quando uma pessoa não dorme o suficiente, isso pode interferir na capacidade do corpo de regular a ingestão de alimentos corretamente.
Maior inteligência social e emocional
O sono tem ligações com a inteligência emocional e social das pessoas. Alguém que não dorme adequadamente tem maior probabilidade de ter problemas em reconhecer as emoções e expressões de outras pessoas.
Por exemplo, um estudo no Journal of Sleep Research Trusted Source analisou as respostas das pessoas a estímulos emocionais. Os investigadores concluíram, de forma semelhante a muitos estudos anteriores, que a empatia emocional de uma pessoa é menor quando ela não dorme adequadamente.
Sistema imunológico mais forte
O sono ajuda o corpo a reparar, regenerar e recuperar. O sistema imunológico não é exceção a essa relação. Algumas pesquisas mostram como uma melhor qualidade do sono pode ajudar o corpo também a combater infecções.
As necessidades de sono variam de pessoa para pessoa, dependendo de diferentes fatores. Consulte este artigo para ficar a saber quanto tempo devemos dormir e dedique mais tempo ao seu sono.