A primavera costuma ser uma estação que nos anima, as temperaturas sobem, os dias são mais longos e a vida social ao ar livre volta a ser possível.
Muitas pessoas não sentem essa mudança de estação tão bem quanto deveria. Essas pessoas sofrem de um tipo de depressão chamada astenia da primavera, que também ocorre no outono, mas é chamada de depressão pós-férias.
Alguns sintomas desse tipo de depressão são tristeza, cansaço, falta de energia e apatia. O corpo deve adaptar-se à nova estação, com as correspondentes mudanças de temperatura e humidade do ambiente, e cada indivíduo reage de forma diferente.
Com as mudanças das estações, o nosso ritmo circadiano, o nosso relógio interno, é afetado e o corpo precisa de tempo para se adaptar a novas situações. Como os dias são mais longos e claros, a nossa produção de melatonina é afetada, o que pode causar distúrbios do sono até que o corpo se adapte definitivamente à estação.
Dormir mal durante a fase de adaptação aumenta os sintomas da astenia. Por esta razão, recomendamos que vá para a cama um pouco mais cedo e feche completamente a cortina para ficar no escuro durante algum tempo e assim relaxar o corpo. Tente tornar a sua rotina de sono menos flexível durante esse período para facilitar o ajuste do seu corpo.
Por outro lado, há pessoas que sentem um entusiasmo maior nesta época do ano, querendo sair mais, usar cores mais vivas e desfrutar o ar livre. Se isso acontece consigo, tente não mudar muito as suas rotinas de sono para que, quando o excesso de excitação causado pela mudança de estação diminuir, você não sofra de insónia ocasional.
A primavera afeta-nos, é verdade, mas nem sempre é da mesma forma em todas as pessoas.