Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 26 de Abril, 2022

    O PRIMEIRO ECLIPSE DO ANO ACONTECE ESTE MÊS!

    É já no final deste mês, dia 30 de abril, que vai ocorrer o primeiro Eclipse do ano. Este Eclipse será solar e parcial, e nem toda a gente terá a oportunidade de o observar.

    Um eclipse solar ocorre quando a lua passa entre a Terra e o Sol tapando parcialmente o Sol para os espectadores na Terra. Durante o Eclipse Solar Parcial deste mês, o sol vai ser escurecido pela lua até um máximo de 54%.

    Os eclipses solares são possíveis devido a um alinhamento casual entre a lua, a Terra e o sol. Como a lua varia a distância do nosso planeta, um eclipse ocorre quando ela passa à frente do sol num ponto em que ela está mais afastada da Terra do que o normal.

    Um eclipse solar parcial é quando ocorre apenas a penumbra, ou a sombra parcial. Portanto, uma parte do sol irá permanecer sempre à vista durante o eclipse.

    Os espectadores dentro da direção do eclipse irão ter a oportunidade de ver o fenómeno nitidamente. No entanto, aqueles que estão fora do alcance apenas perceberão ligeiras diferenças, quase imperceptíveis. Portanto, quanto mais próximo estiver da direção do eclipse, mais visível ele é.

    Este eclipse solar parcial vai ser possível ser visto no sul da América do Sul (Argentina, Chile, Uruguai, sul do Peru e Bolívia, oeste do Paraguai e uma pequena parte do Brasil), partes da Antártida, parte do sudeste do Oceano Pacífico e uma faixa muito fina no Oceano Atlântico perto da fronteira com a Argentina.

    Este ano, haverá ainda uma segunda oportunidade de ver um eclipse solar, no dia 25 de outubro, que será visível da maior parte da Europa, do Norte de África, do Médio Oriente e da Ásia Ocidental.

    Contudo, em Portugal não será possível observá-lo. Os sortudos desta vez serão os que estiverem em partes da Eurásia e poderão observar até 86% do Sol coberto. Algumas das cidades que vão conseguir observá-lo são: Estocolmo, Helsínquia, Moscovo, Bagdad, Cabul, Nova Deli, etc.