Se ressona, ou dorme com alguém que ressona, sabe que pode ser algo bastante incomodativo. Não só porque interrompe o seu ciclo de sono, como também pode provocar sinais de cansaço e sonolência ao longo do dia. No entanto, este é um problema que afeta uma grande percentagem de pessoas de diferentes gerações.
Quando se está a dormir, os músculos da garganta relaxam, a língua cai para trás e a garganta fica estreita e macia. Enquanto respiramos, as paredes da garganta vibram, e é aí que algumas pessoas fazem aquele som de “rrrrrrroooo”.
Existem diferentes fatores que provocam o ressonar, como o envelhecimento, a obesidade, o consumo de álcool, a posição em que dorme e até mesmo doenças respiratória e alergias.
Se tem um ressonar crónico deve consultar um médico especialista para se certificar de que não tem apneia obstrutiva do sono ou outro problema de saúde. Mas se apenas ressona em situação particulares, apresentamos-lhe algumas soluções simples e que pode fazer em casa para dar mais tranquilidade e conforto às suas noites e ao seu parceiro.
Use um humidificador
Ter ar condicionado, aquecedores e outras unidades de aquecimento em casa podem retirar a humidade do ar e deixá-lo bastante seco. Algumas pessoas, com narizes e gargantas mais sensíveis, podem ficar afetados. Para devolver a humidade ao ambiente, utilize um humidificador de ar de forma a tornar a respiração mais fácil e confortável. Pode até adicionar um óleo essencial ao seu humidificador com aroma de hortelã-pimenta ou eucalipto, que são ótimos para abrir os canais de respiração e aliviar o ronco.
Tome banho antes de dormir
O vapor quente e húmido do banho pode ajudá-lo a reduzir a congestão nasal e fazê-lo respirar mais facilmente. No entanto, sabemos que tomar banhos todos os dias antes de dormir pode não ser a maneira mais económica. Pode também optar por encher uma tigela com água a ferver e inclinar-se sobre ela para respirar os vapores durante 5 a 10 minutos. Para concentrar os vapores, utilize uma toalha para cobrir a cabeça e fazer um efeito de tenda. Pode ainda, aplicar umas gotas de óleo essencial na água para potenciar o efeito.
Lubrifique as narinas
A Ayurveda, um sistema de medicina alternativa indiana com mais de 5 mil anos, recomenda lubrificar as passagens nasais com óleo vegetal (côco, sésamo, etc) ou ghee para ajudar a silenciar o ronco. Ghee também é conhecido como manteiga clarificada. É usado em muitos remédios ayurvédicos pelas suas propriedades medicinais. Com as mãos limpas, utilize o dedo mindinho para lubrificar o interior das narinas com o óleo escolhido. Pressione gentilmente uma narina de cada vez e respire para lubrificar ainda mais o canal respiratório. Pode repetir o processo antes de ir dormir e ao acordar.
Lubrifique a garganta
Lubrificar a garganta vai ajudá-lo a reduzir a vibração que causa o ronco. O azeite é um forte agente anti-inflamatório e pode diminuir o inchaço nas vias respiratórias, além de também aliviar a dor. Tome 2 a 3 goles antes de ir para a cama. O mel, por sua vez, também é um ótimo aliado na redução das vibrações da garganta porque a reveste e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. Basta colocar uma colher de mel no chá e bebê-lo entre o jantar e a hora de dormir.
Durma de lado
Dormir de costas pode fazer com que a língua se mova para a parte de trás da garganta e bloqueie o fluxo de ar, causando o ronco. Em vez disso, durma de lado para facilitar a passagem de ar. Enquanto está de lado, o ar flui mais facilmente, tornando esta a melhor posição de dormir e parar de ressonar.
Dormir de lado exige que tenha uma almofada adequada para lhe dar o suporte necessário ao ombro que suporta o peso do resto do corpo.