Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 12 de Junho, 2022

    COMO OS EXCESSOS NAS FESTAS POPULARES PODEM AFETAR O SEU SONO

    No mês de junho, começam as festas populares. E, depois de dois anos impedidos de celebrar como manda a tradição, a vontade de reunir a família e os amigos num churrasco ao ar livre é ainda maior. Além dos convívios caseiros, que por si só já costumam ser palco de muitos excessos de comida e bebida, há ainda as feiras populares e os entretenimentos, onde muitas pessoas não resistem a comer uma fartura ou outro petisco igualmente calórico.

    É importante, contudo, ter atenção aos excessos e evitar que possam interferir e prejudicar o seu sono. Deitar-se tarde e comer demasiado à noite pode fazê-lo sentir fadiga no dia seguinte, impedindo-o de realizar as tarefas diárias de forma tão eficiente como o faria se dormisse bem e tivesse uma alimentação saudável e equilibrada.

    Uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcar pode levar a um sono menos repousante com despertares nocturnos mais frequentes que podem deixá-lo cansado na manhã seguinte. E embora o álcool seja um sedativo e possa fazer com que se sinta sonolento, também o torna mais suscetível a acordar a meio da noite.

    Para algumas pessoas, alimentos específicos interagem negativamente com o corpo. Comer alimentos altamente ácidos, tais como molho de tomate, pode resultar em refluxo ácido que o irá manter acordado muito depois da hora normal de dormir. Os alimentos picantes à hora do jantar também podem afetar a qualidade do sono se causarem indigestão durante a noite.

    Em geral, uma dieta saudável ajuda o seu corpo a manter os ritmos naturais que proporcionam um bom descanso. Por isso, evite os excessos e dê prioridade à inclusão de alimentos nutritivos que promovem o sono e podem melhorar ainda mais o seu descanso como, por exemplo, frutas, vegetais e cereais integrais.

    Aproveite as festividades e sinta-se no seu melhor, evitando os excessos típicos desta época. Verá que se vai divertir muito mais se estiver saudável e com o sono em dia. Boas festas!