Quem nunca ficou a fazer scroll nas redes sociais, ou a ver mais um episódio de uma série, sabendo perfeitamente que já passava da hora de dormir? Pior, é quando sabe que tem compromissos importantes no dia seguinte e, mesmo assim, decide arranjar mil e uma coisas mais interessantes para fazer do que descansar. A este cenário chamamos-lhe Procrastinação vingativa do sono.
Este fenómeno descreve a decisão de sacrificar o sono pelo tempo de lazer que é motivado por um horário com pouco tempo livre.
Para pessoas com empregos de grande stress e que ocupam a maior parte do dia, a procrastinação na hora de dormir é uma forma de encontrar algumas horas de entretenimento, mesmo que resulte num sono insuficiente.
Embora a procrastinação por vingança na hora de dormir possa ser tentadora no momento, noites tardias seguidas de manhã madrugadoras podem levar diretamente a uma grave privação do sono. A redução do sono pode ter efeitos negativos significativos na saúde mental, física e emocional, com consequências a curto e longo prazo.
A melhor forma de evitar a procrastinação do sono é a higiene saudável do sono, que envolve a criação de bons hábitos de sono e um ambiente propício ao sono. Lembre-se de que será necessário mais do que uma noite de sono para criar bons hábitos de sono.
Ter rotinas definidas pode fazer com que os comportamentos se tornem quase automáticos. Por este motivo, uma rotina noturna pode reduzir o impulso de ficar acordado mais tarde em vez de ir para a cama.
Outros hábitos saudáveis do sono podem passar por:
- – Manter uma hora consistente de dormir e de acordar, inclusive em dias de folga ou fins de semana;
- – Evitar o álcool ou a cafeína ao fim da tarde ou à noite;
- – Parar a utilização de dispositivos eletrónicos, incluindo telemóveis, durante pelo menos meia hora, e idealmente mais tempo, antes de dormir;
- – Desenvolver uma rotina estável a utilizar todas as noites para se preparar para dormir.
Métodos de relaxamento, como a leitura de um livro, meditação, ou alongamentos suaves, podem fazer parte da sua rotina de dormir e ajudar a facilitar o sono. As técnicas de relaxamento podem também ajudar a diminuir o stress que causa a procrastinação na hora de dormir.
Crie um ambiente convidativo para o seu quarto, que seja escuro e calmo, e tenha um colchão confortável. Desta forma, vai contrariar o desejo de sacrificar o sono por atividades de lazer.