Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 5 de Julho, 2022

    O VERÃO CHEGOU…

    A 21 de junho entramos naquela época do ano que tanto gostamos e que, ao mesmo tempo, tanto nos custa – o verão. Noites tardias, jantares abundantes, mudança de rotina, crianças fora da escola, são todas mudanças que nos afetam durante 2 meses do ano.

    Como adultos, queremos que as nossas férias sejam tempo de descanso e relaxamento, mas as crianças só querem divertir-se e fazer com que os dias sejam o mais longos possível.

    É importante que tentemos manter rotinas constantes para que as crianças compreendam que as férias não são para “sair dos eixos”, que ainda há ordem no verão.

    Tente levá-los para a cama a uma hora semelhante à que se vão deitar durante o ano, o seu relógio interno tenderá a acordar ao mesmo tempo que durante o resto do ano e, portanto, acordarão mais cedo do que o esperado e cansados. As crianças cansadas tendem a comportar-se pior e a gerar mais tensão em casa.

    Como adulto, deve também manter uma rotina, evitar noites tardias excessivas para descansar devidamente e repor as suas forças cada noite.

    A mudança de local no verão, para ir à praia ou às montanhas, gera muita expectativa e nervos nas crianças. Embora estejam ansiosos por isso, é um espaço diferente daquilo a que estão habituados e provavelmente precisarão de mais atenção nas primeiras noites até se habituarem ao novo local.

    Ajude-os a adormecer para que seja mais fácil. Este aspeto também afeta os adultos: colchão diferente, almofada diferente… Se sabe que dormir fora de casa torna mais difícil adormecer, tente levar a sua almofada de casa consigo. Pode ajudá-lo a dormir melhor e a ter uma sensação semelhante à de dormir em casa.

    A alimentação é um aspeto que também muda muito no verão, quer estejamos em casa ou de férias. Tendemos a comer produtos com mais açúcar, mais doces, mais gelados… Tente evitar estes alimentos à noite, pois não o ajudarão, nem aos seus filhos, a dormir. São alimentos que nos estimulam e, portanto, à noite, podem fazer-nos acordar.

    Aproveite o verão, mantenha algumas rotinas e verá que voltar à escola e ao trabalho será mais fácil.