Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 20 de Julho, 2022

    COMO O SONO AFETA A PRÁTICA DESPORTIVA

    Que o sono apresenta vários benefícios para a saúde ninguém tem dúvidas. E para a prática desportiva? Qual será a relação de sono e desporto? É isso que hoje vamos explorar e abordar. Conheça neste artigo os diversos pontos que fazem com que ambos os conceitos estejam relacionados.

    Sono e desporto: uma boa noite de sono vai ajudar na prática desportiva?

    A resposta é sim. Ao mesmo tempo que o desporto melhora a qualidade do sono, o sono por sua vez, é de extrema importância para aumentar o rendimento no desporto

    Vantagens de uma boa noite de sono no desporto sono é indispensável para a prática desportiva. É responsável pela vitalidade e energia para o próximo treino. Contudo, não é só energia e recuperação que o sono “oferece” ao desporto. Fortalece o sistema imunológico, que nos torna mais resistentes; Repõe os nutrientes para construir e repor tecidos e células; Ajuda na libertação da hormona de crescimento (GH), a qual repara os músculos; Restabelece as energias para enfrentar o dia-a-dia. No entanto, para que tudo isto aconteça devemos ter hábitos de sono saudáveis e regulados. Ao falarmos de hábitos de sono, falamos no número de horas para dormir.

    Vantagens do uma boa noite de sono no desporto

    O sono é indispensável para a prática desportiva. É responsável pela vitalidade e energia para o próximo treino. Contudo, não é só energia e recuperação que o sono “oferece” ao desporto.

    • Fortalece o sistema imunológico, que nos torna mais resistentes;
    • Repõe os nutrientes para construir e repor tecidos e células;
    • Ajuda na libertação da hormona de crescimento (GH), a qual repara os músculos;
    • Restabelece as energias para enfrentar o dia-a-dia.

    No entanto, para que tudo isto aconteça devemos ter hábitos de sono saudáveis e regulados. Ao falarmos de hábitos de sono, falamos no número de horas para dormir.

    Quantas horas se deve dormir então para aumentar a performance da prática desportiva?

    Como é óbvio, não existem horas exatas que respondam a esta questão, tanto que, cada pessoa tem um ciclo de sono diferente. Contudo, e segundo estudos realizados, existem reações a determinado números de horas de sono.

    • 12 HORAS – Segundo um estudo da revista especializada em sono, “Sleep”, dormir 12H aumenta entre 25% a 35% a probabilidade de ficar obeso.
    • 10 HORAS – Um estudo da Universidade de Stantford (EUA), mostrou que dormir 10H melhora os reflexos e os sprints em 8%.
    • 8 HORAS – Este é o limite mínimo de número de horas que um desportista deve dormir para estar na plenitude das suas faculdades físicas.
    • 6 HORAS – Dormir 6 horas diárias não é suficiente, quem o faz, não recupera as suas energias, os músculos não crescem e para além disso, não ajuda a saúde.
    • 4 HORAS – Ficará com a resistência diminuída entre 15 a 40% e prejudica fortemente a recuperação muscular.

    Com efeito, o mais recomendado pelos especialistas serão sempre as 8H de sono, contudo, tudo vai depender do metabolismo e forma física de cada um. Se tiver um estilo de vida saudável, tem de seguir uma atividade física de preferência orientada, de forma a conseguir gerir da melhor forma o esforço e a recuperação. Caso contrário, não vai obter os resultados que tanto deseja. Analisadas as vantagens do sono no desporto, resta-nos abordar a situação inversa.

    E o inverso? Quais são as vantagens da prática desportiva para uma boa noite de sono?

    Praticar desporto pode ser bastante benéfico para relaxar, aliviar o stress ou evitar a ansiedade. Desportos e exercícios mais relaxados são a prática ideal para ajudar a dormir melhor e combater as insónias. No fundo, a atividade física é o veículo para reduzir as tensões do dia-a-dia e fazer com que se sinta bem com o seu corpo e mente na hora do descanso. De acordo com vários estudos, o desporto acentua a profundidade do sono mas os seus efeitos no ciclo do sono só são verificáveis se o desportista utilizar mais de 60% da sua capacidade respiratória durante a sua atividade.

    Além disso, o desporto praticado de forma intensiva prolonga o tempo de sono e altera a sua qualidade: o praticante de desporto adormece mais rapidamente, o sono lento profundo é mais longo, enquanto o sono paradoxal é encurtado.

    Melhor hora para praticar desporto

    Para tirar proveito das propriedades benéficas do desporto, os especialistas sugerem que as melhores alturas para treinar são: logo de manhã ou pelo menos 4 horas antes da hora de dormir. Referir por último, que o excesso de treino deve ser evitado pois provoca, frequentemente, distúrbios do sono.

    Comece já uma nova rotina!

    Agora que terminou a leitura deste nosso artigo, pronto treinar? Então hoje deite-se cedo e faça disso um hábito.

    P.S – Vai ver que se seguir uma rotina equilibrada, com a alimentação certa e foco, irá sentir resultados no corpo e na mente. Bons treinos e bom descanso!