Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 10 de Agosto, 2022

    PORQUE NOS ESQUECEMOS DOS SONHOS?

    Todas as pessoas sonham. Umas lembram-se dos sonhos de forma bastante pormenorizada, outras têm uma vaga ideia dos acontecimentos dos seus sonhos e depois há quem, assim que abre os olhos, se esqueça completamente do que sonhou.

    Se não se lembra do que sonhou, não significa que não tenha sonhado de todo. Os sonhos ocorrem durante a fase REM (Rapid Eye Movement) do sono, que é responsável por armazenar as memórias e fixar a aprendizagem. Nesta etapa, a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial aumentam. Ao mesmo tempo, a atividade cerebral também aumenta a um ponto que se assemelha a quando estamos despertos – e é aqui que se iniciam os sonhos.

    Em algumas situações, acordamos sobressaltados com algum sonho que estávamos a ter, mas assim que tentamos relembrar os detalhes dessa experiência inconsciente, não nos surge nenhuma informação relevante. É normal isso acontecer, porém, neste artigo, vamos debruçar-nos sobre os motivos que podem causar o esquecimento dos sonhos.

    Stress

    É sem dúvida alguma um dos piores inimigos dos sonhos. Há estudos que demonstram que o stress não só interfere e reduz o sono REM, como também aumenta o número de vigílias (estado desperto) durante a noite. É por isso que o sonho não está completo e permanece incompleto. Assim, torna-se muito mais provável o esquecimento dos sonhos.

    Alimentação

    A sua dieta não afeta apenas o seu corpo enquanto está acordado. Algumas pesquisas mostram que uma dieta rica em frutas e vegetais, fibras e óleo vegetal regrado ajuda a ter uma boa noite de sono e a fortalecer a memória.

    Trauma

    Pode pensar em trauma como stress, mas muito mais intenso. Isto pode causar insónia e, além disso, suprimir completamente a recordação dos sonhos para fazer esquecer os pesadelos mais dolorosos.

    Substâncias

    Más notícias para as pessoas que bebem um copo de vinho antes de se deitarem: é provável que (mesmo só um copo) interfira com o seu sono. O álcool e também a marijuana têm um efeito negativo no sono REM e na memória dos sonhos.

    Não está a prestar atenção

    Finalmente, a maioria dos especialistas em sonhos revelou que algumas pessoas estão mais interessadas em sonhar e estudar o mundo dos sonhos do que outras. Quanto mais precisa de se lembrar a si próprio, menos provável é que se esqueça dos sonhos depois de acordar.

    Se estiver interessado em melhorar a recordação dos seus sonhos, tente fazer uma simples mudança. Mantenha um diário dos sonhos. Esta é uma dica muito importante. Ao colocar uma caneta e um caderno na mesa de cabeceira, torna-se mais fácil escrever os seus sonhos, assim que abre os olhos, antes de eles terem tido a oportunidade de se desvanecer.