Quando a pele fica demasiado tempo ao sol, sem proteção, pode queimar e consequentemente causar uma inflamação, tornando-a mais sensível. Se já apanhou uma queimadura solar, conhece bem o desconforto de vestir uma peça de roupa por cima da zona queimada e até a dificuldade em conseguir dormir.
Evitar uma queimadura solar passa por aplicar protetor solar várias vezes ao dia, especialmente se estiver em contacto com a água, e evitar apanhar sol nas horas mais críticas (entre as 11h e as 14h). Mas, vendo-se na situação de ter uma queimadura solar, existem formas de reduzir o desconforto, ajudando-o a dormir melhor. Neste artigo, vamos debruçar-nos sobre o assunto e dar-lhe 8 dicas incríveis para ter uma noite mais reconfortante.
Aplique compressas frias
Refrescar a pele vai ajudá-lo a aliviar a dor e reduzir o inchaço. Pode usar compressas, um pano limpo ou uma toalha, mergulhando o tecido em água com gelo e aplicá-lo na zona queimada. Deixe atuar durante 5 minutos e repita o processo se sentir necessidade. Se quiser, pode também usar um saco de ervilhas congeladas, envolvido numa toalha. O importante é não deixar que o gelo entre em contacto direto com a pele, pois pode piorar a zona afetada.
Tome duches frios
No verão, não há nada melhor do que um duche frio. Não só ajuda a combater as altas temperaturas, como também alivia a sensação de queimadura do sol. Evite apenas tomar banho com água muito fria antes de ir para a cama, porque corre o risco de “despertar” antes de dormir.
Use Aloe Vera
Existem anti-inflamatórios naturais que pode aplicar na pele e que ajudam a hidratar, acalmar e arrefecer a pele inflamada, como é o caso do gel ou cremes de Aloe Vera. Um óptimo truque é manter um frasco no frigorífico para reforçar o efeito de frescura. Em caso de queimadura severa e necessidade de tomar medicamentos, deve consultar um profissional de saúde.
Escolha a roupa certa
Como já foi mencionado, até a roupa que vestimos pode tornar-se desconfortável quando se tem uma queimadura solar. Por isso, a escolha de um pijama leve e fresco é muito importante para que consiga dormir melhor. Opte por tecidos mais frescos como o linho ou seda e evite usar pijamas muito apertados.
Hidrate bem a pele
A recuperação de uma queimadura solar envolve também muita hidratação da pele. O ideal é usar cremes hidratantes, sem fragrâncias nem substâncias que irritem a pele, de forma a proporcionar uma maior sensação de alívio.
Ande à sombra
Se tem uma queimadura solar, é porque a pele já esteve demasiado tempo exposta aos raios solares. Evite agravar a situação e proteja a sua pele, optando por estar em espaços protegidos do sol.
Beba água
Apesar de se notar mais os efeitos nocivos do sol na pele, a verdade é que também se perdem muitos líquidos (como suor, por exemplo) durante a exposição solar. Tente repor esses líquidos bebendo água suficiente. Apenas preste atenção para não beber uma quantidade de água que o faça despertar durante a noite para ir à casa de banho.