Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 7 de Outubro, 2022

    Porque é que temos olheiras?

    As olheiras (nome médico: hiperpigmentação periorbital) aparecem claramente no rosto porque a pele à volta da zona dos olhos é a pele mais fina do corpo. Isto torna mais fácil ver os vasos sanguíneos. Pense num “olho negro” – é visto mais facilmente porque os vasos sanguíneos rompidos aparecem através dessa pele fina.

    As olheiras normalmente não são uma preocupação de saúde. Por vezes, basta uma boa noite de sono para remediar o problema. Mas há outras causas comuns para essas meias-luas escuras debaixo dos olhos. Entre elas, incluem-se:

    Pele mais fina

    A pele fina sob os olhos pode tornar-se ainda mais fina com a idade. Uma razão para isso é que o corpo deixa de produzir tanto colagénio (a segunda substância mais abundante no corpo depois da água). Com o envelhecimento, produzimos menos colagénio, o que torna a pele sob os olhos ainda mais fina. Por isso, os vasos sanguíneos escuros sob a superfície tornam-se mais óbvios.

    Alergias

    Se sofrer de alergias sazonais, estas podem desencadear histaminas no seu corpo – substâncias químicas libertadas pelo sistema imunitário para ajudar o organismo a livrar-se de algo prejudicial – tal como qualquer substância que esteja a causar a alergia. As histaminas podem provocar o inchaço dos vasos sanguíneos sob os olhos. Se isso acontecer, a pele fina pode fazer com que os vasos pareçam mais escuros do que o resto do rosto.

    Falta de sono

    A privação de sono não é o verdadeiro mau da fita quando se trata de olheiras. A falta de sono faz com que a pele do rosto se torne globalmente mais pálida. E é isso que torna os vasos sanguíneos próximos da superfície da pele mais visíveis, dando-lhe aquele aspecto “cansado”.

    Demasiado sol

    A exposição solar faz com que o seu corpo produza mais do pigmento chamado melanina, que é o que dá cor à pele. Quando se expõe demasiado sol na pele, está-se a promover a quebra do colagénio. Menos colagénio é igual a pele mais fina, o que torna as veias mais óbvias.

    Demasiado stress

    Os círculos escuros podem ser um reflexo do stress. Quando se está sob stress, o sangue vai para outras partes do corpo em vez de se fazer um fluxo normal no rosto. A falta de sangue fará com que o rosto fique pálido e com que os vasos sanguíneos sob os seus olhos se tornem mais óbvios.

    Pouca água

    Pode ficar desidratado se o seu corpo perder mais líquidos do que o que bebe. É uma razão comum para ter olheiras sob os olhos. Quando o corpo não tem água suficiente, a pele sob os olhos começa a parecer baça e os olhos parecem afundados. O resultado são sombras e vasos sanguíneos mais pronunciados.

    Genes

    Pode ser o ADN da sua família o responsável pelas olheiras sob os olhos. Em algumas famílias, os membros têm pigmentos mais escuros na pele inferior do olho do que em qualquer outro lugar do rosto e isso pode levar ao aparecimento de olheiras. É mais comum as famílias que têm tons de pele mais escuros terem olheiras. Se os olhos afundados correm na sua família, essa é outra razão pela qual as olheiras podem ser mais visíveis.

    E como podemos reduzir as olheiras?

    A melhor forma de evitar a formação de olheiras proeminentes é primeiro seguir medidas preventivas. Ações simples como melhorar o sono, usar protecção solar, encontrar formas saudáveis de reduzir o stress, beber menos álcool, deixar de fumar, escolher cuidadosamente a sua maquilhagem, e remover suavemente a maquilhagem irão reduzir as hipóteses de formar essas bolsas escuras nos olhos. Pode tentar usar mais almofadas para elevar a sua cabeça e assim evitar a acumulação de líquidos, usar uma compressa fria, reduzir a ingestão de alimentos salgados, e remover suavemente a maquilhagem cada vez que esta é aplicada.