Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 19 de Outubro, 2022

    Substâncias naturais que facilitam o sono pelo Dr. Javier Albares

    DR. JAVIER ALBARES – A natureza fornece-nos plantas e sementes que nos podem ajudar a descansar melhor.

    É importante salientar que, embora sejam suplementos naturais que podemos obter sem receita médica, mesmo em supermercados, devem ser receitados por um profissional de saúde, uma vez que a maioria deles tem interações com outros medicamentos e outros não são recomendados em certas patologias (tensão alta, diabetes, etc.) ou circunstâncias da vida (gravidez, amamentação, etc.).

    Também recomendamos que se tomem os suplementos em forma de comprimidos. Se tomado como uma infusão, existe o risco de fragmentação do nosso sono devido ao seu efeito diurético.

    Entre as plantas que produzem um efeito sonorífero sobre o organismo, encontram-se:

    Espinheiro Branco: utilizado como relaxante suave, para reduzir as palpitações associadas ao stress ou insónia.

    Lúpulo: recomendado para problemas de insónia que podem surgir durante a fase de menopausa. Esta planta deve ser tomada em curtos períodos de tempo, nunca excedendo 2 semanas.

    Grifonia: as suas sementes contêm uma alta concentração de 5-HTP, uma molécula que nos ajuda a adormecer e reduz os despertares noturnos. É aconselhável tomar em conjunto com a Papoila da Califórnia quando queremos melhorar a reconciliação do sono em estados depressivos.

    Cidreira: tem propriedades relaxantes, tornando-o benéfico para as insónias.

    Passiflora: tem propriedades sedativas e antiespasmódicas. Reduz a ansiedade e promove o sono. Pode ser tomado em conjunto com espinheiro branco para melhorar o seu efeito.

    Valeriana: Provavelmente a mais conhecida por todos, a sua raiz tem propriedades sedativas, ansiolíticas e relaxantes. Ajuda-nos a adormecer e melhora a qualidade do sono. A valeriana também pode ser tomada em conjunto com a Papoila da Califórnia.

    Papoila da Califórnia: Conhecida como a planta para insónia e sono reparador, os seus alcalóides ajudam a melhorar a qualidade do sono e a reduzir os despertares noturnos.

    Os suplementos que ajudam a induzir o sono incluem:

    Melatonina: uma hormona encontrada naturalmente no nosso corpo, que nos ajuda a adormecer e é particularmente indicada em casos de distúrbios do ritmo circadiano, jet lag e ajuste do ciclo sono-vigília, ou em pessoas que trabalham por turnos. Os períodos de repouso devem ser estabelecidos entre as doses.

    Tryptophan e 5HTP: uma substância que aumenta os níveis cerebrais de serotonina.

    Vitaminas do complexo B: pode melhorar a insónia e os despertares precoces.