Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 19 de Outubro, 2022

    Vem aí o 2º Eclipse Solar Parcial de 2022

    Na terça-feira, 25 de outubro de 2022, apenas seis dias antes do Halloween, a lua passará em frente ao sol criando um eclipse solar parcial. O sol aparecerá como se lhe tivesse sido retirada uma enorme mordidela, dependendo da localização dos observadores em todo o globo.

    O eclipse parcial será visível no hemisfério norte em África, Ásia, Europa e Guernsey no Reino Unido e estará no seu ponto mais extremo no pólo norte e na Rússia.

    Em Portugal, o fenómeno ocorre durante a manhã de 25 de outubro mas não será visível.

    Durante este eclipse, em parte alguma da Terra se poderá observar um eclipse solar total. Isto porque, durante o eclipse de 25 de outubro, a lua e o sol não estarão perfeitamente alinhados e, como resultado, a lua não cobrirá completamente o sol. Em vez disso, o sol irá parecer ter uma forma crescente, quase como se lhe tivesse sido retirada uma dentada.

    Os eclipses acontecem quando a lua passa entre a Terra e o sol e lança uma sombra sobre parte do planeta, bloqueando total ou parcialmente a luz do sol. Os eclipses solares nunca são visíveis em todo o planeta porque a lua é muito mais pequena do que a Terra e a sua sombra tem apenas algumas centenas de quilómetros de largura.

    A 25 de Outubro o ponto de eclipse central passará sobre o pólo norte, onde 82% do sol será eclipsado. Da Rússia até 80% do sol será eclipsado, esta proporção cai para 70% na China, 63% na Noruega, e 62% na Finlândia.

    Atenção, NUNCA olhe para o sol com binóculos, telescópio ou a olho nu sem proteção especial. Os astrofotógrafos e astrónomos usam filtros especiais para observar o sol com segurança durante eclipses solares ou outros fenómenos solares. Além disso, os óculos de sol regulares também não são suficientes durante a observação do sol.