O dia 26 de setembro amanheceu nublado. Mas, à medida que a motivação de todos crescia, também o sol, antes tímido, resolveu despontar em todo o seu esplendor.
O pormenor, aparentemente insignificante, viria depois a revelar a sua importância, enquanto o calor dava o toque final ao trabalho feito e as fotografias de despedida guardavam para sempre aquele brilho especial.
A missão: pintar o quarto do Gabriel e do Paulo, no Centro António Cândido, que acolhe irmãos até aos 25 anos.
As equipas: a marca n.º 1 dos portugueses e a associação sem fins lucrativos Just a Change.
O resultado: mais conforto, duas vidas transformadas e um dia de entreajuda e diversão.
Mas nada disto, claro, se conseguiu sem muito trabalho.
Primeiro, foi preciso tapar o chão com cartão, bem como usar fita-cola para isolar rodapés e interruptores. Depois, pintaram-se os tubos e falhas no cimento, o que demonstrou ser especialmente moroso. Por fim, entre retoques e mais retoques, limpou-se a área de intervenção e devolveram-se os móveis ao seu devido lugar.
E tudo isto foi feito de uma assentada? Não! Alguns snacks, um almoço e queques (de sabor proporcionalmente inverso ao seu tamanho) deram um boost de energia sempre que foi preciso. Tanto para arregaçar as mangas, como para desfrutar ao máximo do trabalho em equipa.
Afinal de contas, esta atividade insere-se nos programas de teambuilding corporativo do Just a Change – um modo de levar os colaboradores de uma empresa a gerar impacto social. E, desta vez, essa missão coube à Molaflex®, que já era parceira da associação.
Este tornou-se, então, num dia marcante para a colaboração que, ao oferecer o melhor conforto, continua a dar passos na reconstrução de vidas. Independentemente da forma como o dia amanhece.