Quando os nossos filhos entram na adolescência, tudo o que nos pedem são mais cinco minutos na cama pela manhã. Mas, enquanto lá não chegam, o mais comum é que nos implorem por mais meia hora acordados à noite. Para ajudar a enfrentar esse obstáculo da hora de adormecer, reunimos três livros a oferecer este Natal e que são perfeitos para levar os pequenotes a ceder ao João Pestana. Ora veja.
ABZZZZZ, de Isabel Minhós Martins
Difícil, difícil, vai ser chegar ao fim do livro. Nesta obra, a autora Isabel Minhós Martins cria um abecedário do sono, que desafia o leitor com perguntas e experiências, até à criança não ter mais energia para tanta atividade mental. Com ilustrações de Yara Kono, os tons negros, amarelos e laranjas predominam numa edição que se pode definir como “álbum ilustrado”.
Sono Soninho, de José Jorge Letria
Um dos mais importantes autores infantojuvenis portugueses traz-nos dezenas de páginas com rimas simples e melodiosas. O objetivo é que pais e crianças partilhem um momento poético, com a literatura a servir de ponte para uma verdadeira troca de afetos. Tudo, claro, enquanto a lua brilha lá fora e as pálpebras se vão fechando dentro do quarto.
Como Deitar o Leão Sonolento, de Jane Clarke
“O pequeno Leão está cansado, mas não quer ir dormir…” Soa-lhe familiar? Da Inglaterra chega-nos uma obra que explica, de forma simples e divertida, a importância do sono e os benefícios que dormir traz à saúde. A promessa é esta: depois de o seu filho ter de convencer o Leão a ir dormir, também se vai convencer a ele próprio.
Então, já descobriu o melhor livro para pôr os pequenotes a dormir? Esperamos ter ajudado com estas sugestões e que, depois deste Natal, a hora de adormecer só tenha finais felizes.