Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 4 de Janeiro, 2023

    Diário de sono: as vantagens de começar o seu já este ano

    No último artigo do blog Molaflex®, explicámos porque é que dormir bem deve estar presente nas suas resoluções de Ano Novo. Hoje, deixamos-lhe uma dica valiosa, que o vai ajudar a cumprir esse objetivo: criar um diário de sono. Já tinha ouvido falar neste auxiliar de memória?

    Os diários de sono são objetos físicos (como um caderno) ou digitais (como uma página de Excel), onde regista dados sobre a forma como dorme. No fundo, é uma maneira de monitorizar os seus hábitos, para que depois identifique o que funciona melhor para si e o que ainda é preciso melhorar.

    Então, o que merece ser registado no seu diário de sono?

    1. Tempo total de horas dormidas.
    2. A que horas dorme.
    3. A qualidade do sono (acorda com energia ou cansado).
    4. Detalhes que afetaram o sono (crianças doentes, vizinhos barulhentos, stress).

    O que pode revelar o seu diário de sono?

    1. Pode, por exemplo, perceber que há uma faixa horária associada às noites em que dorme melhor. Portanto, é uma boa ideia começar a deitar-se a essa hora.
    2. Há alguma relação entre as horas de sono e a energia com que acorda? Será que nos dias em que dorme mais horas se sente mais cansado?
    3. Praticar desporto ao final do dia leva a que adormeça mais rápido? E quanto ao banho? Se ainda sentir o corpo muito quente perto da hora de deitar, dorme melhor ou pior?
    4. Jantar fora de horas ou comer demasiado açúcar tem algum impacto na qualidade do seu sono? O seu diário de sono vai revelar.

    Agora que conhece as vantagens, vamos à prática.

    Como criar um diário de sono?

    1. Pegue numa folha e caneta ou, se preferir, no seu telemóvel, tablet ou computador.
    2. Escreva o nome do mês no topo da página.
    3. Faça, na lateral esquerda, uma coluna com todos os dias do mês.
    4. Crie uma coluna, numerada de 1 a 10, de modo a estar correspondida com os dias do mês. Essa coluna diz respeito às horas dormidas.
    5. Seguindo a mesma lógica de correspondência, crie uma coluna para o horário em que dormiu, outra para 5 estrelas (relativas à qualidade do sono) e, finalmente, uma para notas.
    6. Pode, ainda, acrescentar colunas para outros tópicos que considere relevantes.

    Fácil, não é? Ao manter um registo constante no seu diário de sono, vai começar a detetar padrões. E, com esses padrões, vai conseguir agir sobre os seus próprios hábitos. Afinal de contas, só é possível melhorar o que conhecemos. E, agora, já conhece uma ótima forma de melhorar as suas noites.