Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 7 de Janeiro, 2023

    Janeiro: porque é o pior mês para o sono?

    O despertador toca, os raios de sol não espreitam e fica na cama mais um bom bocado. Depois, sente-se culpado por não aproveitar a manhã. Ou, pelo menos, fica preocupado com a falta de energia. Esta situação é-lhe familiar? Descanse. Não está sozinho: são apenas sinais dos tempos. Janeiro é mesmo o pior mês para o sono. Explicamos já porquê.

    Melatonina a mais

    Em primeiro lugar, há semanas e semanas que o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo. Ora, a melatonina, a hormona que regula o sono, é produzida fora das horas de luz. Portanto, nestes dias de inverno, o seu corpo está bem servido de melatonina, o que causa sonolência.

    Vitamina D a menos

    Por outro lado, o sol é também uma importante fonte de vitamina D. E desengane-se quem pensa que esta vitamina está apenas associada a ossos fortes. Na verdade, a vitamina D é boa para a pressão arterial, para o correto funcionamento imunológico, para os músculos e, claro, para o seu sono. Por isso, a falta de vitamina D aumenta o risco de distúrbios na hora de dormir.

    Açúcar, açúcar e carboidratos

    Como o frio nos deixa desconfortáveis, tentamos compensar com a ingestão de alimentos que nos saibam bem. Não necessariamente aqueles que nos saciam, mas sim o que nos dão alguma satisfação emocional, como doces ou comidas mais gordurosas. O problema é que os açúcares dificultam a entrada nas fases mais profundas do sono e as gorduras requerem uma digestão mais lenta. Assim, na hora de dormir, o nosso corpo ainda está em alvoroço, cumprindo as suas funções digestivas, o que faz com que seja mais difícil relaxar.

    Festas noite fora

    Natal, passagem de ano, aniversários, período de férias. Todos estes eventos levam a que, tipicamente, se agrave a situação descrita no ponto anterior. Tudo, claro, somado ao facto de ir para a cama mais tarde um dia, dois dias… muitos dias. E o sono fica desregulado. Como consequência, quando chega a meio de janeiro, custa-lhe dormir a certas horas que o seu corpo começou a associar a períodos de vigília.

    Como minimizar, então, as consequências de janeiro ser o pior mês para o sono?

    1. Aproveite a luz.

    Abrir as cortinas logo de manhã e dar caminhadas, mesmo com o céu nublado, faz maravilhas pela produção de vitamina D.

    1. Hidrate-se.

    No inverno, passamos mais tempo fechados em ambientes quentes. Beber pouca água, nesta situação, causa fadiga.

    1. Atenção às horas a que come.

    O ideal é comer até 3h antes de ir dormir. Além disso, as refeições fartas têm impacto na tensão arterial e promovem o estado de alerta.

    Tendo tudo isto em conta, a conclusão é simples: sim, é normal andar sonolento por estes dias, mas há alguns truques para se sentir melhor. Siga as dicas Molaflex® e comece o ano com um pouco mais de energia!