Já todos ouvimos histórias de gente que, assim que chega à cama, rende-se logo ao João Pestana. E, sim, essas pessoas existem mesmo, não são mito! Mas, para nós, comuns mortais com dificuldade em adormecer, é mesmo muito difícil acreditar em tal conto de fadas. Por outro lado, quando acreditamos, é inevitável aparecerem doses generosas de inveja. A boa notícia é que há algumas estratégias que podemos seguir para adormecer mais rápido, ter uma noite relaxante e dispensarmos a inveja. Vamos a isso?
Beba um chá com ervas relaxantes.
Cidreira, lavanda ou camomila, mas nunca chá verde porque tem cafeína. Escolha o seu sabor favorito e comece a entrar no mood do vale dos lençóis. No entanto, se beber cafeína depois das 17h, os efeitos podem não ser tão imediatos. Por isso, não beber cafeína nessa faixa horária é tão importante quanto beber algo que deixe o seu corpo e mente descansados.
Crie o cenário ideal.
E o cenário ideal significa que o quarto é exclusivamente o espaço de repouso. Sem a luz azul da TV nem a secretária do teletrabalho ou do estudo (caso seja possível). Além disso, o espaço ideal é também sinónimo do colchão e almofada mais adequados às suas necessidades, claro. Sabia que existem almofadas certas para cada posição de sono? Pense nos seus hábitos de sono e escolha a sua. Nós explicamos como fazê-lo, neste artigo.
Acenda velas aromáticas.
Se não ficar tranquilo com o facto de ter velas acesas no quarto, sempre pode optar pela aromaterapia. Para isso, basta deitar algumas gotas de lavanda na almofada ou usar um difusor. O dado central desta técnica é que o odor a lavanda aumenta a produção de melatonina, predispondo o corpo para relaxar e adormecer.
Ponha uma música relaxante.
Sons da natureza (como a chuva) ou música de meditação são sempre uma boa ideia. A dica a reter é que a música não deve ter grandes variações entre altos e baixos e os auscultadores devem ser evitados, de forma a não prejudicarem o canal auditivo durante o sono. De preferência, coloque a música a tocar num dispositivo que permita ser programado para desligar daí a 20 minutos. É o suficiente para adormecer.
Faça uma automassagem.
Enquanto a música toca, o chá atua e os odores a lavanda se sentem, deite-se no conforto do colchão e almofada Molaflex® ideais. Depois, faça movimentos circulares com as mãos nos ombros, pescoço, orelhas e restante face. Quando os músculos estiverem a ficar entorpecidos, pode descansar e concentrar-se apenas na respiração. Inspire e expire profundamente, concentrando-se no ar que se vai acumulando no seu diafragma para depois ser libertado.
E pronto. Está criado o contexto ideal para ter uma noite relaxante. Mas, se não quiser seguir todas estas 5 dicas, não há problema nenhum. Escolha aquela ou aquelas que acha que funcionam melhor para si. Ouça o seu corpo e veja como se sente melhor. O resultado só deve ser um: relaxar para adormecer mais rápido e dormir melhor. Bons sonhos!