Se já teve diferentes relacionamentos e fizer um exercício de memória, vai perceber que certamente a posição de sono não era a mesma em cada um deles. Por outro lado, se está ou já esteve num relacionamento longo, a conclusão mais comum é que a forma como dormem ou dormiam em casal sofreu variações com o passar dos anos. Tipicamente, a alteração inclui uma diminuição do contacto, mas o facto não é proporcional à felicidade do casal. Significa simplesmente que cada um dos membros está em busca de melhores noites de sono – o que é mais difícil ao partilhar a cama. Mas, independentemente deste facto, a forma como dorme a dois passa, isso sim, sinais de independência, intimidade ou conforto. Prepare-se, então, para descobrir o que a posição como dorme diz sobre a sua relação.
Conchinha
É uma das posições para dormir a dois mais faladas, mas, quando olhamos para os números, as estatísticas não comprovam a sua prática. Segundo um estudo conduzido sob a alçada da Dreams, especialista em camas e colchões, apenas 18% dos casais britânicos a elegem para as suas noites. Dormir em conchinha pode revelar, ainda assim, duas conclusões: conforto na intimidade e proteção de um parceiro relativamente ao outro.
Cabeça no peito
Depois de beijos apaixonados à chuva, esta é a maior visão romântica que Hollywood nos trouxe. O mesmo estudo citado no ponto anterior revela que 4% dos casais adormecem com a cabeça de um dos parceiros encostada ao peito do outro e com as pernas entrelaçadas. E, sim, Hollywood está certo: a posição remete para um amor vibrante e apaixonado.
Pernas entrelaçadas
Se cada um dos membros do casal está a dormir na sua posição mais confortável e um deles procura os pés do outro, quer dizer que está em busca de alguma conexão – o que pode ser muito comum depois de uma discussão. Por outro lado, se ambos estão de pernas entrelaçadas em harmonia, a posição releva estabilidade e amor. Basicamente, gostam de estar um com o outro, mas sabem que isso não significa terem de prescindir de uma boa noite de sono, causada por desconforto.
Completamente entrelaçados
As caras estão viradas uma para a outra e tocam-se. Os braços rodeiam o parceiro. As pernas entrelaçam-se e a ponta de um pé roça no pé do companheiro. Durante os primeiros seis meses, a posição demonstra uma paixão exacerbada, em que é impossível imaginarem-se um sem o outro. Depois desse período, talvez aponte para uma codependência nada saudável.
Desentrelaçados com o passar da noite
Adormecem agarrados, mas ao longo da noite cada um procura o seu espaço. É o melhor de dois mundos: intimidade e independência. Metaforicamente, mostra também o desenrolar natural da relação, sendo algo típico em casais que partilham a cama há algum tempo.
Costas com costas, em contacto
Apesar de adormecerem de costas voltadas um para o outro, os parceiros têm contacto toda a noite através da zona das costas. Quer isto dizer que está cada um para seu lado a sentir o peso da presença do companheiro? Nada disso. É apenas sinal de que os membros do casal estão confortáveis na presença um do outro.
Costas com costas, sem contacto
Os especialistas dão bons prognósticos: esta é uma posição tipicamente adotada por casais estáveis. Há independência na relação. E é uma independência baseada em confiança, o que se materializa na liberdade dada ao outro. Quem diria?!
Um empurra o outro
Um dos membros do casal assume uma posição tão à-vontade, que invade a maior parte da cama. Esta é uma atitude egoísta, que pode dar sinais de que há um elemento dominador e outro dominado.
Barrigas para baixo
Nesta posição, os companheiros protegem a parte da frente do corpo, o que se associa a sinais de ansiedade e, até, vulnerabilidade. Intimidade nem vê-la! Ou será que simplesmente já dormiam assim a solo e não querem que nada mude ao dormirem a dois?
Então, o que é que a posição como dorme diz sobre a sua relação? Gostou da resposta ou vai ter de investir numa conversa a dois?
Para noites descansadas em casal, recorde ainda que deve optar por colchões de molas ensacadas. Esta tecnologia oferece zonas independentes de descanso e, assim, quando um parceiro se vira durante a noite, o outro não acorda com a vibração das molas.
Descubra os modelos de mola ensacada Molaflex e durma melhor com a sua cara-metade.