Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 17 de Fevereiro, 2023

    Dormir de meias no inverno. Sim ou não?

    Quanto mais pesquisar sobre este tópico na Internet, mais confuso se torna. Tanto há artigos a mostrar que a ciência provou que nunca deve dormir de meias como o contrário. Então, no que ficamos? Fácil: deixe as meias de lado se sentir muito calor; mantenha as meias calçadas se estiver confortável e o tecido for respirável. Ou seja, meias de inverno que bloqueiam o ar não são bem-vindas. Afinal de contas, a decisão de dormir ou não de meias está unicamente relacionada com a sua temperatura corporal.

    Fique connosco até ao final e perceba este fenómeno em detalhe.

    Primeiro, entenda como é que o corpo se prepara para dormir

    Longe da luz do sol, começamos a produzir mais melatonina: a hormona do sono. Do processo também fazem parte a diminuição da temperatura interna e o aumento da temperatura nas extremidades. E é precisamente este calor dos pés e das mãos, onde os vasos sanguíneos se dilatam, que vai levar a uma baixa de temperatura no resto do corpo, indicando ao cérebro que é hora de relaxar.

    Ora, as meias certas promovem esse aquecimento dos pés que é necessário, ajudando à dilatação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, é fulcral para adormecermos.

    Dados científicos sobre dormir de meias

    Segundo a National Sleep Foundation dos Estados Unidos, dormir de meias pode fazer com que adormeça mais rápido e passe mais tempo na fase de sono profundo, sem sonhos. Ou seja, verdadeiramente descansado.

    Por outro lado, um novo estudo apresentado por Mayumi Kikuchi, especialista da Panasonic (empresa de aparelhos de ar condicionado), revela que, quando as meias bloqueiam a saída de calor, surgem problemas de insónias. Por isso, optar por perneiras e não tomar banho quente muito próximo da hora de dormir podem ser truques a seguir.

    Ainda na onda daqueles que recusam as meias, o especialista em sono Alexandre Aranda aconselha-nos a dormir com os pés fora da cama como os bebés. Na visão deste especialista, as meias devem ser tiradas até 90 minutos antes de ir para a cama.

    Mas de que tipo de meias estamos a falar e para quem é válido o conselho?

    Meias que não sejam de fibras naturais (algodão, lã de merino e caxemira) e pessoas mais calorentas podem preferir não dormir de meias. Para todas as outras, as meias não estão proibidas. Antes pelo contrário: participantes em estudos relataram acordar menos vezes durante o sono, após escolherem dormir de meias.

    Conclusão

    O uso de meias feitas de fibras naturais potencia a dilatação dos vasos sanguíneos. Se não tem problemas de circulação e se sente bem de meias calçadas, não há nada que o impeça de o fazer. A escolha de dormir de meias está, até, relacionada com melhores noites de sono. Por isso, descubra como se sente melhor e, se as meias ajudarem, falta só escolher o padrão de desenhos mais divertidos ou relaxantes para as suas noites.