Já todos passámos por lá: estamos doentes, falta-nos energia e só queremos dormir, dormir, dormir. Depois, a dada altura, o corpo desperta-nos automaticamente e parece que o sono se esgotou. Tudo isto pode ser resumido na frase “o seu corpo sabe o que faz”. Mas o que é que acontece, então, enquanto dormimos doentes? Basicamente o sono funciona como um remédio para o sistema imunológico e esta é a forma como tudo se processa:
Descanso, precisa-se
O tempo em que estamos a dormir é a única altura do dia em que o corpo repousa verdadeiramente, até recuperarmos energia. Assim, quando estamos doentes e dormimos, o corpo encontra ali uma oportunidade para se concentrar em combater a febre ou restabelecer-se do ataque de um vírus. Por isso, mesmo quando achamos que o sono foi unicamente causado por termos passado a noite em claro a tossir, a verdade é que a esse fator se soma o facto de o corpo nos estar a obrigar a desacelerar. E, para que tal aconteça, há proteínas e células a entrar em ação.
Libertação de citocina
Durante o sono, libertamos uma proteína chamada citocina. Ora, essa proteína ajuda a eliminar os patógenos, que são os agentes causadores das doenças. Acontece que algumas citocinas promovem sono deliberadamente, criando assim um círculo vicioso que ajuda a acelerar a recuperação. E é precisamente por isto que a falta de horas dormidas tanto pode levar a algumas doenças, como dificultar uma recuperação.
Célula T a trabalhar
As células T são um tipo de glóbulo branco que adere às células infetadas, destruindo-as. Na fase de sono profundo, ocorrem alterações hormonais que potenciam o envio dessas células para os gânglios linfáticos e, logo, a ligação às células infetadas é mais propensa a acontecer. Para entender totalmente esta fase do processo, importa ainda referir que os gânglios são pequenas glândulas espalhadas por todo o corpo, preparadas para combater infeções e destruir germes.
Agora que sabe as maravilhas de que o seu corpo é capaz durante o sono, não se esqueça de seguir estas dicas para dormir bem, quando estiver doente:
- Alimente-se. Algumas doenças tiram-nos o apetite, mas a fome repentina pode vir a interromper o seu sono. Por isso, tente comer pelo menos um pouquinho de algo nutritivo, como vegetais, frutas, proteínas magras ou sopas.
- Tome vitamina D, se aconselhado pelo seu médico. Os suplementos de vitamina D promovem um sono reparador.
- Mantenha-se hidratado. Existe uma ligação entre fraca hidratação e ciclos de sono mais curtos. É por essa razão que, em ambientes secos, se recomenda ligar um humidificador na hora de dormir.
Tendo tudo isto em conta, lembre-se: não deve resistir à vontade de dormir quando está doente. Esse é o sinal de que o seu corpo está dedicado a combater uma doença. Por isso, deixe-o fazer o que tem a fazer. O resultado será uma recuperação mais rápida e muito desejada.