Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 13 de Abril, 2023

    Horário de verão: as implicações de dormir menos uma hora

    Anualmente o mês de março presenteia-nos com a célebre mudança de horário, onde os dias mais curtos hibernam e a presença do sol nos abraça ao longo dos próximos meses.

    Embora esta mudança seja do agrado de uma vasta parte da população – não fosse Portugal um país à beira-mar plantado – uma outra sofre com algumas perturbações devido a esta alteração horária. O relógio é adiantado uma hora relativamente ao horário padrão e nessa noite todos perdemos uma hora de sono.

    À primeira vista esta pequena variação não faz prever consequências graves, mas tem sido registada a ocorrência de alguns problemas de saúde neste período de transição, sobretudo em março.

    De forma a combater as contrariedades causadas pela mudança de hora, disponibilizamos-lhe uma lista com 5 dicas para que se possa prevenir destes possíveis efeitos.

    Passeie durante o dia

    Sendo a luz natural essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, é aconselhável dar longos passeios, praticar desporto ao ar livre ou fazer qualquer outra atividade que implique estar em contacto com o sol. Desta forma, o nosso corpo será capaz de amenizar a sensação de cansaço. Além disso, inibe a produção de melatonina, a hormona simpática e responsável por nos dar aquela sensação (muitas vezes boa) de sonolência, mas que durante a tarde, pode não ser muito útil.

    Evite tomar café antes de se deitar

    Se tomar café poucas horas antes de se deitar, o ciclo de sono pode ser interrompido e a qualidade do mesmo acaba por ser sacrificada. Trata-se de um adepto de cafeína? Então, é aconselhável que a ingira durante o período da manhã ou tarde, de forma a preservar futuras noites tranquilas.

    Aproveite os benefícios das sestas

    Caso se sinta num ciclo constante de cansaço, aproveite para tirar partido de sestas periódicas. Este é um método que pode resultar e atuar de forma positiva no seu corpo, mas é preciso ter em conta que estas devem ser controladas e nunca excederem um período superior a 30 minutos. Mas atenção, as pessoas que sofrem de insónias não devem criar este hábito.

    Deitar cedo e cedo erguer

    Já diz o ditado que se tiver uma rotina de sono consistente o seu corpo só vai ter a agradecer. Além disso, manter um horário de descanso fixo (incluindo o fim de semana), pode ser essencial para evitar que a mudança de horário o afete.

    Todos estes hábitos são essenciais para uma melhor prática do sono, mas também é essencial que o colchão se adeque às suas necessidades. Pode consultar o nosso catálogo e encontrar a solução ideal.