Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 23 de Abril, 2023

    Com quantas almofadas precisa de dormir?

    Existem dois tipos de pessoas: aquelas que dormem apenas com uma simples almofada e aquelas que não conseguem adormecer sem uma pequena montanha por baixo da cabeça. Mas afinal, quem está correto e com quantas almofadas precisa mesmo de dormir?

    A resposta dos especialistas é unânime: para cuidar da sua saúde deveria apenas dormir com uma única almofada. Porém, a verdade é que as pessoas acabam por colocar o seu conforto e gosto pessoal como prioridades. Mas é impossível conciliar conforto com saúde? Vamos descobrir.

    As recomendações dos especialistas

    A razão para os especialistas aconselharem apenas uma almofada na hora de descanso está ligada ao suporte oferecido por cada almofada. Apesar de muitas almofadas parecerem oferecer mais suporte, a verdade é que o pescoço fica incorretamente posicionado na hora de dormir, causando problemas com o alinhamento natural da sua coluna. Desta forma, existem dois fatores principais que deve procurar na hora de encontrar uma almofada.

    Suporte para o pescoço

    A sua coluna beneficia de um posicionamento neutro durante a noite. E mesmo que um bom colchão tenha um papel fundamental nessa tarefa, também é igualmente importante escolher a almofada correta, que lhe permita manter o pescoço numa posição que não vá provocar dores pela manhã.

    Firmeza

    Dependendo da posição em que dorme pode precisar de almofadas mais ou menos firmes. Pessoas que dormem de barriga para baixo beneficiam de almofadas muito gentis enquanto quem prefere dormir de lado ou de barriga para cima beneficiaria de uma almofada suave e firme. Os materiais são imensos, desde bloco viscoelástico  a microfibra. O importante é encontrar algo com que se sinta confortável sem perder uma boa postura.

    No fundo, toda a gente é diferente por isso pode estar neste momento a perguntar-se, exatamente, quantas almofadas deveria selecionar. Se a escolha recair numa almofada Molaflex® então apenas uma será o bastante para uma noite de sonho saudável e descansada.

    Posição de Sono

    Como este é um dos fatores que mais influencia a escolha de almofadas deve prestar atenção à posição em que mais comumente dorme. Contudo, tenha em atenção que os especialistas alertam para os perigos de dormir numa posição de barriga para baixo, sendo mais recomendado que se habitue a estar de lado ou barriga para cima. Para uma posição correta existem diferentes opções.

    Firmeza Média Baixa

    As almofadas de firmeza média baixa são perfeitas para uma sensação de cabeça a afundar-se nas nuvens que o vai fazer contar as horas para adormecer todas as noites. O ideal seria adotar uma almofada com efeito pluma, extremamente suave e com enchimento de penas.

    Firmeza Média

    Para as pessoas que dormem de barriga para cima e necessitam de mais firmeza o ideal é escolher uma única almofada que lhe dê o suporte preciso. O material pode variar conforme a sua preferência: com efeito pluma e toque gel ou com poliéster de fibra oca siliconada, o importante é que adormeça e acorde totalmente descansado.

    Firmeza Média Alta

    Se prefere uma almofada um pouco mais firme pode optar por uma firmeza média alta indicada para posições de sono de barriga para cima, de lado ou para aquelas pessoas que alternam entre ambas durante a noite.

    Firmeza Alta

    Uma almofada de firmeza alta elimina a necessidade de empilhar várias almofadas debaixo da sua cabeça. Estas são as mais aconselhadas a quem quer dormir de lado, para conservar a posição neutra da coluna e obter o suporte perfeito do pescoço e nuca.

    Ou seja, no final não é realmente a quantidade de almofadas que importa, mas sim a sua qualidade e adaptabilidade ao seu sono. Uma almofada é boa, duas já são demais.