O processo e vontade de renovar a decoração do nosso quarto não é algo novo. Quantas vezes damos por nós a alterar a disposição dos móveis, ou simplesmente a querer comprar elementos de decoração para alterar o ambiente do nosso lugar de descanso?
A verdade é que modernizar o quarto acaba por ser dos processos menos stressantes, no que diz respeito à área de renovações. Ao contrário de atualizar uma cozinha ou casa de banho, num quarto não existem preocupações com canos ou grandes eletrodomésticos para instalar, tendo simplesmente de se focar em questões relacionadas com decoração.
Alterar o quarto pode ser uma mudança positiva muito significativa para o nosso estado de espírito, visto que é um espaço onde é esperado que nos sintamos seguros e aconchegados.
Opte por uma boa iluminação
A iluminação de um espaço é uma das partes mais importantes da decoração que muitas vezes acaba esquecida. Responsável por uma função utilitária, mas também estética, é então importante que além de eleger apenas um candeeiro com um aspeto agradável, observe também a composição da própria luz. Por exemplo, escolheu um candeeiro com luz forte ou suave? Com luz branca ou amarela? Prefere ter as luzes dos candeeiros acesas ou a luz do teto? Todos estes fatores influenciam o tipo de candeeiro que viria a necessitar.
Para dar um novo ar ao seu quarto, pode optar por luzes com sistema regulador, de forma a conseguir alterar a sua intensidade. Outra opção tecnológica pode passar por investir numa lâmpada inteligente, controlada pelo smartphone, na qual pode facilmente alterar as cores da própria luz. Se preferir uma opção mais rotineira, opte apenas por alterar o abajur do seu candeeiro.
Use espelhos a seu favor
Especialmente em divisões pequenas, os espelhos ajudam-no a expandir o espaço, fazendo-o parecer muito maior do que realmente é. Pode apostar em espelhos de corpo inteiro para roupeiros, por exemplo, ou simplesmente escolher pendurar pequenos espelhos nas paredes que aumentem a sensação de espaço do quarto.
Não se esqueça, contudo, que os mestres de Feng Shui, a arte chinesa ancestral de criar paz e harmonia através da organização de espaços, recomendam que evite espelhos onde consiga ver a sua imagem refletida enquanto dorme, de forma a não prejudicar o sono.
Mantenha uma boa arrumação
Otimize o seu quarto através da dica mais primária e eficaz: arrume corretamente o espaço. Ter coisas de fora, sem o seu lugar, é a forma certa de fazer os itens parecerem desorganizados. O mais importante é preferir guardar tudo no seu próprio espaço designado, longe da vista. Neste caso, uma das melhores opções são os sommiers, cuja função é mesmo dar-lhe o melhor espaço com a melhor organização debaixo da cama.
A Molaflex® mostra-lhe que não é complicado unir conforto total a uma boa organização com os packs colchão e sommier Firm, Essential Comfort e Essential Adapt.
Dê uma nova vida ao chão
Claro que alterar o esquema de cores do nosso quarto, através da pintura de paredes ou alteração dos tons da decoração, é uma ferramenta importantíssima na hora de dar um novo ar ao nosso lar. Porém, um detalhe que passa muitas vezes ao lado, é o próprio chão do espaço. O tipo de soalho que escolhemos é extraordinariamente marcante para o quarto a nível estético, de temperatura e de durabilidade. O chão eleito para o quarto deve ser sempre suave para os pés, com sensações de aconchego, proteção e calor. No caso de não ter a opção de alterar o seu soalho, jogue com tapetes de padrões, cores e tamanhos diferentes, que podem complementar as opções de decoração já escolhidas e elevá-las.
Tire partido das janelas
As janelas são uma parte marcante de um quarto, principalmente porque abrem o espaço e trazem luz para a divisão. Escolha a disposição da sua cama e outros móveis pensando nesta janela, visto que a harmonia que dá ao quarto definirá completamente o tom da decoração. Adicionalmente, repare nos cortinados escolhidos. Se o espaço for pequeno tenha especial cuidado, visto que cortinas longas e de materiais rígidos farão o espaço parecer ainda mais estreito e pesado.