Para imensas pessoas, a chegada do Verão é uma das melhores ocasiões do ano. Esta estação tão solarenga está recheada de momentos maravilhosos de praia, férias e momentos ao ar livre. Contudo, a chegada do verão pode também trazer os seus desafios, especialmente na hora de descansar e obter um sono de qualidade com mudanças de rotinas, temperaturas e hábitos. Vamos descobrir mais sobre os típicos desafios ao sono no verão e as formas de os conseguir ultrapassar.
Mosquitos
Muitas pessoas estão de acordo: uma das piores partes do verão são os mosquitos. Desde as picadas incomodativas ao som, sabemos que os mosquitos são um entrave a uma noite calma.
Infelizmente estes pequenos insetos têm mais probabilidade de morder à noite, visto que os seus ritmos circadianos os levam a estar mais ativos durante a madrugada. De forma a conseguir combater os mosquitos, opte por uma rede mosquiteira, que envolve a cama, ou até o uso de uma ventoinha perto de si durante a noite, visto ajudar a afastá-los.
Jet lag
Está ansioso por ir de férias para o destino que tanto sonhou? Se atravessar a europa, ou até escolher uma viagem intercontinental, esteja atento ao tão falado Jet Lag que o leva a viver “de horas trocadas”. Assim, é importante que se habitue a esta diferença horária mesmo antes de embarcar na viagem. Por exemplo, cerca de uma semana antes da partida pode começar a alterar ligeiramente a hora de dormir, para um pouco mais cedo ou mais tarde, dependendo da região do globo para onde viaja. Se realmente tiver imensos problemas de sono o melhor será apostar numa melatonina sintética, que consiga eficazmente ajudar o seu ritmo circadiano.
Dormir em movimento
A partida para as férias pode implicar que tenha de dormir num local que habitualmente não escolheria, como um avião, barco ou comboio. É normal que descansar nestes espaços não seja uma tarefa fácil por variadas razões. Além dos barulhos e desconforto, existem ainda sentimentos normais de nervosismo por parte de certas pessoas.
Se fizer uma viagem longa, onde seja necessário passar muitas horas fora, pode optar por trazer a sua própria almofada portátil para o pescoço e um pequeno cobertor ou casaco que o possa deixar quente e aconchegado, especialmente se viajar de avião, onde as temperaturas são baixas no interior.
Roupa de Cama Quente
Quem nunca sentiu o terrível problema de ter os ambos os lados da almofada quentes? Ou então quem nunca se sente incapaz de dormir sem algo a cobrir o corpo, mas, ao mesmo tempo, um edredão tradicional é demasiado quente?
Troque o seu edredão por um mais adequado a esta época do ano, com um peso e material apropriados. Certifique-se de que a sua roupa de cama é feita de materiais respiráveis, para se manter fresco e sem suor. Explore mais opções de roupa de cama e complementos Molaflex® para o seu verão. Adicionalmente, preste atenção ao material do seu pijama, visto que pijamas de tecidos sintéticos não mantêm uma temperatura constante devido à incapacidade de remoção do excesso de transpiração.
Escaldões na pele
Torna-se muito difícil adormecer quando regressamos de um dia na praia e temos a pele marcada por queimaduras solares. Além de extremamente prejudicial para a saúde, é algo que também impede o nosso sono por várias noites, pela dor, desconforto e temperatura irradiada do local queimado.
Além da solução preventiva com o uso do protetor solar, acalme o escaldão com compressas frias no local (sem nunca deixar gelo tocar na queimadura), aproveite duches frios ou à temperatura ambiente, use aloé vera para tranquilizar o ardor, mantenha a pele hidratada e escolha peças de roupas largas, feitas de materiais naturais como o linho e o algodão.
Rotinas dos pais e crianças
É importante que tentemos manter rotinas constantes para que as crianças compreendam que mesmo durante as férias de verão existe uma ordem e ritmo a serem levados. Mesmo que esteja fora de casa tente levar os mais pequenos para a cama a horas semelhantes e, se possível, traga elementos de casa consigo, como as suas almofadas ou peluches favoritos. Mantenha também a rotina no que diz respeito às horas das refeições e horário de sestas.
Maior consumo de comida e álcool
O bom tempo convida às celebrações populares, gelados na praia e churrascos com os amigos ao ar livre. Desta forma, é comum que épocas de celebração tragam um consumo mais exagerado de comida e álcool, que normalmente não aconteceria noutras ocasiões do ano. Uma dieta rica em gorduras e açúcar leva normalmente a um sono menos repousante e possibilidade de acordar frequentemente durante a noite. E apesar do álcool lhe poder dar uma sensação de sonolência, também o torna mais propenso a acordar a meio da noite.
Opte por refeições leves e saudáveis na maior parte do tempo e reduza as refeições mais pesadas e álcool a ocasiões especiais.