Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 25 de Julho, 2023

    Como dormir melhor nas férias de verão: dicas para adormecer em qualquer lugar

    Durante o verão acabamos frequentemente por dormir em locais muito distintos do habitual. A nossa cama fofa e confortável é substituída por assentos de aviões, comboios e carros ou então por alguns dias em camas de rede, tendas e espreguiçadeiras. Mas é impossível levarmos o conforto connosco onde quer que estejamos a dormir? Vamos descobrir.

    Dormir em aviões

    Temos de admitir: dormir num avião não é, de todo, uma tarefa simples, especialmente quando as viagens são de longas horas. Os barulhos, os cheiros, a falta de espaço e, muitas vezes, o nervosismo, levam-nos a ter um experiência de sono de má qualidade que se reflete nas férias quando aterramos no aeroporto.

    • Uma boa preparação começa antes do voo. Quando comprar o seu bilhete, escolha um lugar junto à janela para ter mais espaço e um encosto para dormir, ou um lugar no corredor para se levantar livremente e ir à casa de banho. De qualquer forma, o importante é evitar o lugar do meio, a não ser que viaje entre conhecidos.
    • Leve um casaco ou manta. A temperatura nos aviões tende a ser inferior à do exterior, por isso aposte em agasalhos que possa remover facilmente, mas que lhe ofereçam o aconchego necessário.
    • Retire os sapatos. Troque os sapatos por umas meias grossas e confortáveis, enquanto dorme. Aquecer os pés ajuda-o a adormecer rapidamente.
    • Leve uma máscara para os olhos. A luz na cabine, quer seja do exterior ou de dispositivos a serem usados por outros passageiros, é algo que constrange o sono. Adicionalmente, se o som típico do avião o incomodar, escolha uns tampões de ouvidos ou fones que reduzam o ruído.

    Muitas companhias aéreas dão-lhe um pequeno kit com todas estes acessórios, incluindo uma almofada e cobertor, mas, antes de embarcar, confirme e prepare-se para todas as eventualidades.

    Dormir em tendas

    Descansar ao relento pode ser das melhores experiências de sono que virá a ter, visto que estará conectado com a natureza e a própria experiência do campismo o deixa mais cansado. Porém, como conseguir assegurar conforto básico mesmo fora de um quarto?

    • Encontre uma superfície plana. Dormir no chão pode ser complicado se não tiver uma base perfeitamente plana e desimpedida de pedras ou raízes. Antes de montar a tenda garanta que escolhe o lugar ideal.
    • Mantenha a sua segurança. Uma localização desconhecida pode deixá-lo nervoso e impedir uma boa noite de descanso. Dessa forma, assegure que o local que escolheu para dormir é seguro.
    • Traga uma almofada. Com a preocupação de acampar de forma leve, muitos campistas acabam por ignorar a importância de trazer uma almofada. O suporte que dá ao seu pescoço e ombros é fundamental.
    • Garanta que a tenda está protegida. Quer da chuva, quer da humidade ou orvalho matinal o importante é que esteja preparado para várias condições atmosféricas, protegendo a sua zona de sono e pertences importantes.

    Dormir na praia

    Dormir na praia pode ser uma solução temporária para pequenas sestas ao longo de uma tarde de banhos de sol, ou então uma opção aventureira para quem quer explorar um novo local. Contudo, escolher passar a noite nesta localização pode trazer os seus desafios.

    • Tenha cuidado com a temperatura. As praias são conhecidas pelas suas mudanças de temperaturas abruptas, especialmente entre o dia e a noite. O mesmo acontece com dias de sol extremo ou vento forte. Antes de escolher uma praia, tenha atenção à meteorologia.
    • Planeie com antecedência. Ao contrário de parques de campismo que estão concebidos para receber pessoas a pernoitar, as praias não possuem as mesmas condições. Escolha uma localização que permita aceder a água limpa, casas de banho, e onde seja legal passar a noite.

    Dormir num cruzeiro

    A água e o seu movimento podem ser os melhores amigos ou inimigos do sono. No caso de viajar num cruzeiro ou barco, saiba como conservar um bom descanso.

    • Escolha o quarto correto. Se tem tendência a ficar enjoado com o movimento é recomendado um quarto com varanda, para que possa simplesmente apanhar ar e ver o horizonte. Quartos com vigias são uma opção menos aconselhada, visto que apesar da vista são impossíveis de abrir.
    • Faça atividades durante o dia. Um cruzeiro é o sítio de sonho para relaxar mas não descuide de embarcar em atividades saudáveis durante o dia, que ajudem o seu corpo e mente. Estas incluem yoga, pilates, uma visita ao spa ou meditações.

    Dormir fora de casa nem sempre é ideal, mas existem sempre soluções para o auxiliar. No caso de precisar de trazer um pouco de casa até si, onde quer que esteja, leve consigo a sua almofada favorita ou escolha a ajuda da aromaterapia. Tudo para um sono mais profundo, em qualquer lugar.