Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 5 de Agosto, 2023

    Como derrotar o jetlag e recuperar de viagens longas?

    As férias são sinónimo de viagens, em qualquer altura do ano. É com muito entusiasmo que nos preparamos para uma ida a destinos paradísicos, visitas a família em outros países ou explorações a novas cidades. Porém viagens longas, especialmente de avião, deixam-nos sempre exaustos e muitas vezes com o temido jet lag.

    O jet lag é a expressão utilizada para descrever a descompensação horária que acontece quando trocamos de fuso horário, levando a dificuldades em adormecer e acordar, cansaço, exaustão e má qualidade de sono. Bons cuidados antes, durante e após o voo são essenciais para o evitar ou melhorar os sintomas.

    Antes da Viagem

    Mesmo antes de sair de casa em direção ao aeroporto, já se pode começar a preparar e proteger dos futuros efeitos da viagem. Uma solução simples é beber bastante água e manter-se bem hidratado. Evite café, apostando em vez disso numa opção com menos cafeína como o chá verde. Adicionalmente, evite o consumo de refeições extremamente doces ou salgadas, visto que o desconforto no estômago pode ser prejudicial para o seu sono.

    Durante a Viagem

    Uma vez a bordo não se deixe cair no aborrecimento, visto que a falta de estímulos mentais num espaço tão pequeno durante horas, tem um efeito de fadiga. Se não conseguir dormir no avião aposte em atividades como podcasts, livros, audiolivros ou até puzzles e palavras cruzadas.

    Não se permita ficar sentado toda a viagem de avião investindo, alternativamente, em momentos de exercício leve, como levar o joelho ao peito enquanto se equilibra ou numa simples caminhada pelo corredor do avião.

    Mesmo com todas as opções que lhe oferecem a bordo na hora das refeições, evite álcool, cafeína e refrigerantes.

    Após a Viagem

    O verdadeiro cuidado com o jet lag começará logo após ter aterrado no seu destino. É provável que olhe pela janela e veja um sol radiante, mesmo com o seu corpo a indicar-lhe que é hora de dormir e vice-versa. Ao instalar-se no hotel opte por um longo duche ou banho de imersão e coma uma boa refeição cheia de alimentos saudáveis.

    É provável que numa viagem queira explorar todos os novos lugares mas é importante que durma quando anoitecer, evitando sestas durante o dia ou longas noitadas. Aproveite, em vez disso, para usar os horários diurnos para explorar a cidade, caminhar pela praia, respirar o ar fresco.

    A combinação de luz natural e exercício físico são o seu maior aliado, tire proveito deles. Se sentir os músculos demasiado doridos para desfrutar do ginásio do hotel, escolha um exercício leve ou até uma massagem.

    Ao voltar a casa

    Reserve o último dia de férias para simplesmente regressar a casa e descansar. Mesmo que as férias tenham sido um oásis de descontração e relaxamento, não deixa de ser importante usar o último dia para arrumar o conteúdo das malas em casa, acalmar um pouco e reconectar-se com o espaço.