Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 8 de Setembro, 2023

    Regresso às aulas: 6 dicas para os pais e crianças

    A época mais esperada do ano aproxima-se de pais e filhos de todo o país, sucedendo a um verão cheio de diversão e descanso. Os pais enfrentaram o regresso ao trabalho com sucesso e agora, é a vez dos mais pequenos.

    Se, por um lado, para certas crianças voltar à escola é um momento entusiasmante em que podem ver os amigos e ter uma rotina nova, para outras é um pesadelo, com muita ansiedade e nervosismo.

    Descubra como planear um regresso às aulas sem stress para si e para os seus mais pequenos. Conheça as nossas dicas!

     

    Altere os hábitos de verão, o mais cedo possível

    A mudança dos hábitos adquiridos durante o verão não acontece da noite para o dia. Assim, é importante que gradualmente vá alterando o horário das crianças. Por exemplo, nas últimas semanas de férias de verão levante-a 10 minutos mais cedo que o habitual e faça-a adormecer 10 minutos mais cedo também. Se for progressivamente aumentando estes minutos, a criança chegará ao regresso às aulas pronta para o novo horário.

     

    Envolva a criança na compra do material escolar

    Uma das partes mais memoráveis do regresso às aulas é, sem dúvida, a compra de material escolar. Quem não se lembra do cheiro a livros novos e da sensação de escolher os cadernos mais divertidos? Comunique com o seu filho, façam juntos uma lista do material escolar essencial e aproveite para lhe mostrar que o regresso às aulas não tem de ser um momento de stress, mas sim de diversão.

     

    Encoraje o uso de calendários

    Para ajudar a criança a estar mais bem preparada para o regresso às aulas pendure um calendário no seu quarto e deixe-a marcar a passagem dos dias até voltar à escola, com uma caneta colorida. Elas estarão mais calmas se tiverem uma representação visual do que acontecerá. Adicionalmente, os calendários são uma excelente forma para as crianças mais velhas apontarem testes, trabalhos e datas importantes.

     

    Prepare tudo no dia anterior

    Ensine bons hábitos de organização planeando e preparando em conjunto a mochila, roupas e lanches na noite anterior. Nada como deixar tudo feito de véspera para evitar atrasos e confusões na manhã seguinte.

     

    Opte por lanches saudáveis

    Os bons hábitos alimentares são essenciais para um crescimento saudável, assim como para a concentração e desempenho escolar. Invista em lanches coloridos e divertidos, com alimentos saudáveis como frutas, iogurtes, frutos secos e vegetais (se o pequeno tiver dificuldades em comer frutas e vegetais porque não experimentar mini cenourinhas ou tomates cherry? Os tamanhos divertidos atraem sua a atenção).

     

    Estimule a independência e autonomia

    As crianças que têm um papel ativo no regresso às aulas ficam mais entusiasmadas e menos nervosas com o grande dia. Se o pequeno tiver idade suficiente pode ainda preparar o seu próprio almoço e mochila. Estas pequenas atividades diárias deixam-no explorar as suas habilidades e oferecem-lhe um boost de confiança.

     

    Voltar à escola não tem de ser um bicho de sete cabeças. Tanto para pais como para filhos, o importante é que haja um foco na comunicação e no lado positivo desta nova rotina. Ainda de férias e a preparar-se para o regresso ao escritório? Conheça as nossas dicas para voltar à rotina de trabalho da melhor forma!