Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 12 de Setembro, 2023

    Não deixe que estudar na cama prejudique o seu sono

    Entre aulas, atividades curriculares, uma vida social e hobbies, torna-se muito difícil para os alunos gerirem os horários frenéticos e encontrarem tempo para acabar trabalhos, estudar o suficiente e ainda dormirem com qualidade. É provável que já tenha acabado a estudar numa cama, como forma de tentar contornar este problema e arranjar, efetivamente, tempo para tudo. No entanto, sabemos que este não é o melhor lugar de estudo, mas conhece verdadeiramente a razão? Junte-se à Molaflex® e venha descobrir.

     

    Estude com toda a conveniência

    O único ponto positivo que advém de estudar na cama está relacionado com o conforto temporário e com a conveniência. Estudar na cama significa estudar num local muito aconchegante e quente, que principalmente nos meses mais frios, nos seduz para uma boa sesta ou noite de descanso.

     

    Evite associar a cama a trabalho

    Apesar de ser muito fácil levar trabalho para fazer na cama ou material para estudar, a sua cama deveria ser um lugar sagrado, onde tarefas que exigem concentração e produtividade não entram. Mais tarde, poderá ter problemas em adormecer, visto que a sua mente começará a associar a cama como o lugar onde precisa de manter o foco para tarefas importantes, em vez de descansar.

     

    Poupe o seu corpo

    Estudar na cama implica que não tem a postura perfeitamente ergonómica de uma cadeira com secretária. O colchão é mole, o encosto não é ideal e a falta de local para apoiar os livros ou portátil faz com que tenha que se curvar excessivamente, magoando as costas e pescoço com a má postura.

     

    Problemas de concentração

    Quem nunca sentiu cansaço, imediatamente após deitar-se numa cama, mesmo que antes estivesse sem sono? Existe algo no nosso lugar de descanso que nos leva a pensar em sestas, noites bem dormidas e muito bem-estar. Ora, estes sentimentos são conflituosos quando se trata de estudar e fazer trabalhos, visto que a tentação de dormir é maior que o normal.

     

    Inconveniente para trabalhos de casa

    Enquanto uma simples leitura num tablet, portátil ou livro é possível, escrever na cama nem sempre é fácil. Por exemplo, torna-se desafiante levar um teclado, rato e outros periféricos para a cama. Adicionalmente, existe uma dificuldade maior em escrever manualmente com uma caneta, na posição que nos encontraríamos.

     

    Mas e se precisar mesmo de estudar na cama?

    Escolha lentes ou filtros de ecrã que bloqueiem a luz azul – A luz das tecnologias pode ser extremamente nociva para os olhos, principalmente na hora de dormir. Se não puder mesmo evitar o uso de portátil na cama, seja por que razões, então escolha pelo menos proteger-se dos efeitos da luz azul.

    Aposte numa almofada de leitura – Um dos grandes problemas de estudar na cama é a falta de ergonomia. Se, no entanto, realmente precisa ou gostaria de estudar entre cobertores, opte por uma almofada especialmente pensada para manter as suas costas direitas e cotovelos bem apoiados.

    Utilize um tabuleiro de cama – Não, os tabuleiros de cama não são apenas para levar o pequeno-almoço. Com o auxílio deste pequeno acessório ou de uma mesinha portátil facilita a sua hora de estudo, tornando o espaço mais organizado e dando-lhe maior conforto por períodos de tempo mais longos.

    Faça pausas frequentes – De forma a evitar sonolência e também a não cansar os músculos, faça pausas a cada 25 minutos para sair da cama, esticar as pernas e beber água.

    Não se esqueça de uma boa fonte de luz – O ambiente do quarto, confortável e acolhedor, pode-lhe dar a tentação de estudar apenas com um pequeno candeeiro ao seu lado e a luz emitida pelo portátil. Porém, a falta de luminosidade é a responsável número um pela sonolência. Escolha acender a luz principal do quarto e ainda candeeiros que tenha perto de si.