Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 15 de Setembro, 2023

    Como saber se o corpo precisa de exercício ou de descanso?

    Os dedicados a um estilo de vida saudável conhecem o sentimento: adormecemos com a mala preparada e tudo pronto para irmos até ao ginásio no dia seguinte. Porém, pela manhã, apercebemo-nos que não dormimos o suficiente e estamos divididos entre voltar a adormecer ou saltar da cama? O que escolher? O descanso extra ou a energia do ginásio? A Molaflex® ajuda-o a descobrir.

     

    Exercício e sono andam de mão dada

    Tal como outros agentes, exercício e sono, são essenciais não interpermutáveis, ou seja, que não deveriam ser escolhidos em benefício de outros. Em combinação com uma dieta saudável e consumo de água, estes fatores levam-no a um estilo de vida mais saudável.

    Existe a certeza científica de que exercício regular melhora a qualidade do sono, principalmente do sono profundo, responsável por reparar o corpo durante a noite. Ou seja, muitas das pessoas com problemas de sono, beneficiariam de exercício regular. Porém, é sempre assim?

     

    O que acontece se não dormir o suficiente?

    Uma noite mal dormida não impactaria o seu corpo, ou a forma como se move no ginásio. O problema surge com a privação de sono constante, que transforma o cansaço em exaustão profunda, que por sua vez torna impossível que o corpo recupere do dano e stress a que expõe os músculos durante o dia.

    Ou seja, enquanto exercício é essencial, também é essencial que cuide do seu descanso. Se não o fizer é provável que encontre os mais variados problemas, tais como:

     

    • Menos energia para completar os treinos
    • Menos precisão e coordenação motora
    • Dificuldades de recuperação muscular
    • Mais dores musculares
    • Maior probabilidade de lesões

     

    Devo ou não fazer exercício se não tiver dormido bem?

    A conclusão dos especialistas é unânime: se estiver realmente cansado (e não apenas a sentir-se preguiçoso para mover-se até ao ginásio) o melhor é descansar por mais uma hora, ou tirar uma sesta. Se realmente decidir ir até ao ginásio, evite atividades intensas e extenuantes.

     

    Que tipos de exercícios deve escolher?

    Opte por um treino mais calmo e focado, com a ajuda de yoga e pilates. Se preferir, pode também eleger uma caminhada, desde que não se exceda na velocidade ou distância.