No mundo onde vivemos somos constantemente bombardeados com informação relativa à nossa saúde e bem-estar. É normal que tenha ouvido na televisão que o exercício o ajuda imenso na hora de dormir, enquanto os seus colegas afirmam que ir ao ginásio tarde lhe faz mal.
Mas afinal, quem está correto?
Os Pros
A prática de exercício físico é, geralmente, muito recomendada para todos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 30 minutos diários, cinco dias por semana, são o suficiente para cuidar da sua saúde e dormir melhor. No entanto, os especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre a razão pela qual o exercício lhe dá um melhor sono, existindo assim várias teorias:
- Alguns cientistas defendem que exercitar-se durante o dia leva à libertação de melatonina mais cedo à noite.
- Já outros entendidos dizem que como o exercício melhora os sintomas de depressão, ansiedade e stress, torna-se mais fácil adormecer.
- Existe ainda a crença que a variação da temperatura corporal ao longo do dia, quando nos exercitamos, ajuda muitos a dormirem melhor.
Os Contras
Se por um lado o exercício físico tem imenso benefícios para o corpo, também a sua prática de forma descuidada pode ser prejudicial. Por exemplo, deve evitar fazer exercício muito próximo da hora de descanso, visto que o movimento liberta endorfinas, criando um estado de alerta que não o deixará dormir.
Além disso, evite exercícios pesados a partir do entardecer, como a musculação.
Que exercícios o ajudarão a dormir melhor?
- Yoga e Pilates;
- Natação e hidroginástica;
- Caminhadas ou corridas muito leves;
- Artes marciais.
Ou seja, atividades que têm em comum um foco na respiração, frequência cardíaca e que lhe darão uma sensação de relaxamento após terminado o treino.
Este tipo de exercício leves podem ser realizados pela manhã, hora de almoço ou final da tarde, desde que os acabe umas boas horas antes da sua rotina de sono.