Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 5 de Dezembro, 2023

    Conforto em época festiva: 4 dicas para dormir melhor no Natal e Ano Novo

    O Natal e o Ano Novo estão mesmo aí à porta e todos sabemos o que isso quer dizer: aproveitar ao máximo para celebrar esta época especial. Porém, algures entre celebrações, álcool e comida deliciosa, acabamos por esquecer que o nosso sono é muito prejudicado, afetando-nos até quando temos que regressar à escola ou ao trabalho.
    Será mesmo impossível desfrutar da quadra e ter um sono de qualidade? Claro que não! Junte-se a nós e venha descobrir como garantir um bom descanso, mesmo nesta época.

     

    Comer bem, mas com moderação

    Todos sabemos que fazemos grandes infrações a nível alimentar durante o Natal e Ano Novo. Como resistir a mais uma colherada daquele jantar delicioso ou aos doces em cima da mesa? Por exemplo, alimentos como massas, arroz e batatas, devem ser consumidos cuidadosamente, pois provocam indisposição. Além disso, tome cuidado com a pimenta, visto que afeta a temperatura corporal, alimentos ácidos, que podem causar refluxo, e alimentos gordurosos, difíceis de serem digeridos.

    Se beber, mantenha-se hidratado

    É muito normal que beba um pouco mais do que o habitual nas festas de fim de ano. Uma forma simples de aliviar os sintomas de ressaca e de desidratação associados a espumante, cerveja e vinho, é bebendo bastante água. Além disso, sabia que o álcool aumenta a probabilidade de ressonar? Conserve o seu sono (e o dos outros) intercalando a bebida com um copo de água.

    Stress sob controlo

    Crianças a correr entusiasmadas com a chegada do Pai Natal, refeições a preparar para toda a família, a ansiedade de ter tudo pronto a tempo… conhece estas sensações? A agitação é a maior inimiga do sono e resolvê-la é essencial. Por exemplo, porque não afastar-se da confusão com uma pequena caminhada? Mesmo 15 minutos são o suficiente para o acalmar.

     

    Recuperar o sono perdido

    Quem nunca pensou “hoje passo a noite em branco, mas no fim-de-semana durmo para compensar”? Habitual em pessoas de todas as idades, esta ideia é errada, sendo que é impossível recuperar o sono perdido. A curto prazo, a falta de descanso pode causar problemas de humor, problemas cognitivos e stress. A longo prazo, aumenta o risco de doenças, como a obesidade, diabetes e hipertensão.
    Como vê, não é necessário eliminar toda a diversão nesta época festiva. Se mantiver uma postura moderada e que respeite os limites do seu corpo, é possível aproveitar e sentir-se bem por dentro e por fora!