Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 25 de Janeiro, 2024

    Acorda muito de noite? Combata os despertares noturnos com estas dicas

    O despertador toca mas, na verdade, já se sentia acordado há minutos ou horas. E fica irritado porque perdeu momentos preciosos de descanso. Ou, então, acorda na hora certa, mas sente que não dormiu seguido nem entrou num sono profundo. E o corpo ressente-se. Cansaço durante o dia, dificuldade de concentração, tensão alta… a lista de consequências continua.

    Os despertares noturnos são uma realidade para muitas pessoas. Mas, felizmente, há pequenos truques que permitem tanto evitá-los como amenizar os seus efeitos. Conheça-os agora.

     

    Acorda com refluxo ou boca seca?

    Evite comidas pesadas ao jantar. Idealmente, opte por uma refeição leve, no máximo 2h antes de ir dormir. Nessa refeição, exclua a cafeína e o álcool.

     

    Acorda principalmente para ir à casa de banho?

    É comum as mulheres sofrerem de noctúria: a doença da bexiga hiperativa. Já no caso dos homens, é a hiperplasia benigna da próstata que os faz levantarem-se de noite para irem à casa de banho. Portanto, aqui o truque não tem muito que se lhe diga, a não ser evitar ingerir líquidos perto da hora de dormir, incluindo deixar de beber chás para adormecer.
    Para ambos os casos, há, ainda, tratamentos médicos disponíveis. Consulte o seu médico para saber se necessita desse acompanhamento especial.

     

    Acorda com o barulho de ressonar?

    O causador do ruído – você ou o seu companheiro – deve evitar dormir de barriga para cima. A esta dica soma-se outra já mencionada: não beber álcool em excesso.
    Para minimizar este e outros ruídos, é também boa ideia usar protetores de ouvidos, feitos de material macio.

     

    Acorda por causa do calor ou do frio?

    A temperatura do seu quarto não deve passar dos 23 graus centígrados. Tenha também em atenção a composição dos seus lençóis e pijama, bem como a respirabilidade do seu colchão.
    Todos estes elementos devem concorrer para que se sinta confortável.

     

    O que fazer quando acorda de noite?

    Se possível, não acenda as luzes, de forma a não dar informações contraditórias ao seu cérebro. E, sobretudo, faça um esforço para não olhar para as horas. Ver os números ou os ponteiros a passar só aumentará o stress ainda mais.
    Depois de ultrapassar estes obstáculos, faça exercícios de respiração. Concentre-se no som e nos movimentos ao inspirar e expirar. E vai ver que é mais fácil adormecer.

     

    Muito importante: se os despertares noturnos estão a afetar seriamente o seu dia a dia, fale com um médico especialista do sono. Podem existir causas psicológicas, físicas, maus hábitos ou distúrbios do sono que só um profissional poderá ajudar a identificar e a combater da maneira mais saudável.