Nos últimos anos, temos visto práticas como a meditação ganharem popularidade no ocidente, devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Com o crescimento de uma sociedade stressada e constantemente sem tempo, surge também uma necessidade da existência destes métodos naturais, acessíveis e sem medicação, que nos ajudam a acalmar inquietações, ansiedades e melhorar o sono.
De que forma a meditação o ajuda a dormir?
A meditação leva o corpo e mente num processo contemplativo, cujo objetivo é o relaxamento total. Este é conseguido através do controlo da respiração, uma técnica milenar aparentemente simples, que descontraí os músculos, controla os níveis de adrenalina e dopamina libertados, e liberta as inquietações.
Apesar de existirem vários tipos de meditação, é a meditação Mindfulness (atenção plena) que mais tem a capacidade de o ajudar na hora de descanso, contribuindo para diminuir a fadiga e melhorar o sono.
Essenciais para uma sessão de meditação
– Um local tranquilo, onde possa ficar a sós;
– Uma superfície confortável, como uma cadeira ou almofada;
– Uma app de meditação, se optar por uma meditação guiada.
Venha meditar connosco, passo a passo
1- Primeiramente, coloque-se à vontade, seja numa cadeira ou no chão, com as costas direitas. Evite locais barulhentos ou com distrações.
2- De seguida feche os olhos e concentre-se em inspirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca. Sinta o espaço em seu redor: a textura da superfície em que os seus dedos tocam, o sabor na sua boca, o que consegue ouvir e que tipos de cheiros distingue.
3- Analise o seu corpo. Concentre-se no rosto e relaxe qualquer músculo que tenha contraído. Suavize a testa, liberte a tensão no maxilar…. Continue este processo pelo corpo todo até chegar aos dedos dos pés.
4- Inspire pelo nariz enquanto conta 1, e expire pela boca enquanto conta 2. Continue até chegar ao número 10 e depois repita. É normal que os seus pensamentos comecem a divagar, mas force-se suavemente a concentrar-se outra vez.
5- Lentamente comece a tomar consciência de onde está sentado e abra os olhos. Ao acordar, tire partido deste estado de calma para cuidar de si com uma chávena de chá ou com um duche quente.
Conheça outros tipos de meditação
Sente que este ritual não é o mais adequado para si? Experimente outros tipos de meditação que podem ajudar o seu sono, tais como:
– Meditação guiada, onde segue as instruções de alguém, através de áudio.
– Meditação religiosa, onde pode combinar as suas crenças e orações com um estado de relaxamento total.
– Meditação em movimento, com práticas milenares tais como o yoga, qi gong e tai chi.