Mudanças de humor? Falta de energia? Alterações no sono? Talvez já tenha ouvido que a chegada da primavera pode trazer estes sintomas e estamos aqui para lhe revelar exatamente porque acontece. Continue a ler e descubra tudo.
Clima e sono
Após um inverno longo e frio, com pouca luz solar e temperaturas baixas, a primavera é recebida de braços bem abertos. No entanto, nem sempre o nosso sono acompanha o nosso entusiasmo com a chegada da nova estação.
A chamada “fadiga de primavera” refere-se a um conjunto de pequenos sintomas derivados do aumento da temperatura, dias mais longos, condições atmosféricas instáveis e mudança de pressão no ar.
Sente-o a afetar o seu sono? Saiba que não é o único. Isto acontece devido a um desequilíbrio nos níveis de melatonina e serotonina, que naturalmente baixam no inverno com as condições atmosféricas, e voltam a elevar-se subitamente na nova estação, levando ao aumento da temperatura corporal e diminuição da pressão sanguínea.
As temidas alergias
O desabrochar das flores pode não ser assim tão idílico para muitas pessoas. Uma parte da população sofre todos os anos com alergias que, além de outros problemas, acabam por afetar a qualidade do sono devido ao desconforto e diminuição de imunidade.
Dicas para um sono mais saudável nesta primavera
Invista numa boa alimentação
Aposte agora numa alimentação rica em nutrientes, com especial foco nas leguminosas, frutas e legumes. Se tem dificuldades em garantir todos os nutrientes considere suplementação natural ou vitaminas.
Mantenha-se hidratado
Não é fã de água? Opte por chás, sopas de legumes ou infusões à base de fruta fresca. Lembre-se que a ingestão de líquidos ajudará o corpo a recuperar e a sentir-se melhor.
Evite as alergias
Se tem alergias evite o uso de carpetes durante esta estação. Além de acumularem pó e sujidade, são mais difíceis de limpar. Adicionalmente, mantenha animais de estimação fora dos quartos, limpe as suas plantas (elas também acumulam pó) e livre-se de qualquer decoração desnecessária.
Exponha-se à luz solar
Tente apanhar pelo menos 30-40 minutos de sol por dia. Se a exposição for feita de forma cuidada pode absorver todos os benefícios.