Loading...
  • A marca nº1 dos Portugueses

  • 15 de Abril, 2024

    “Dormi mal, e agora?” Descubra truques para não desperdiçar o dia

    Seja porque ficou ligado ao ecrã até muito perto da hora de dormir ou porque foi a uma festa e, quando se deitou, parecia que ainda ouvia a música na sua cabeça. Ou, simplesmente, porque um bebé chorou a noite toda ou tem assuntos pendentes que não o deixaram descansar. Há muitas razões que podem levar a noites mal dormidas e as consequências também são numerosas.
    Desde mal-estar físico e emocional, passando por dificuldades de concentração, respostas mais lentas e, até, uma sensação de sonambulismo, dormir mal afeta de sobremaneira o seu dia a dia.
    Mas, em todo o caso, há alguns truques simples que podem ajudá-lo a minimizar o impacto negativo de uma má noite de sono. Conheça-os agora e não desperdice o seu dia.

    Tente manter a rotina o mais normal possível

    Isso significa não saltar o pequeno-almoço. Opte por ovos, iogurte grego, fruta fresca ou cereais integrais, que são boas fontes de energia. Além disso, não beba mais café do que o costume. Claro que vai ser difícil concentrar-se no trabalho, mas procure que o sono não o domine: controle bem a respiração e faça pausas.

    Faça exercício físico

    Por um lado, as hormonas libertadas ajudam o corpo a acordar e a manter a boa-disposição.
    Por outro, à medida que o dia se vai aproximando da noite, todo o seu sistema se vai preparando para um repouso merecido.

    Beba água

    A hidratação é muito importante para manter todas as células do corpo a funcionar devidamente. De certa forma, até o ajuda mesmo a gerar uma sensação de que está desperto, mesmo que seja por breves momentos.

    Não se deixe dominar pelas preocupações

    OK, dormiu mal. Isso teve consequências negativas no seu dia. Mas amanhã há novas oportunidades à sua espera. Procure manter uma atitude positiva: acredite que é só uma fase e que a próxima noite será melhor. Para isso, muito poderá contribuir escrever um Diário de Tarefas. Ao apontar tudo o que tem de fazer e quando poderá fazê-lo, está a enviar ao cérebro a mensagem de que a noite não é o momento certo para resolver os problemas. E, se não há nada que possa fazer, mais vale dormir descansado.

     

    Então, já conhecia algumas destas estratégias? Comece já a aplicá-las sempre que necessário e tire partido do seu dia, mesmo após as noites mais difíceis. Basta experimentar para sentir a diferença.