Já reparou que não consegue adormecer com calor ou frio extremo? Isso acontece porque a temperatura afeta diretamente a hora de deitar e acordar. Venha descobrir porquê no blog de hoje.
A ciência por detrás do sono e da temperatura
A temperatura ideal para descansar varia de pessoa para pessoa, mas, geralmente, um quarto fresco ajuda-nos a todos a dormir melhor.
Isto acontece porque uma temperatura mais fresca indica ao corpo que é hora de dormir, enquanto uma temperatura mais alta indica que é hora de acordar, seguindo o ritmo circadiano. Porém, em condições de temperatura anormal, especialmente no inverno ou verão, o corpo ativa mecanismos de defesa para se manter em estado de alerta, fazendo com que tenha dificuldade em adormecer.
As consequências da temperatura no sono
Dormir num ambiente demasiado quente tem consequências diretas no sono e na energia que sente pela manhã. Temperaturas corporais mais altas estão ligadas a horas de sono inferiores e problemas com atingir o sono profundo, responsável por criar memórias e reparar músculos. Se o sono profundo não é garantido, na manhã seguinte acorda muito cansado.
Qual é a temperatura certa para dormir?
Apesar de os especialistas não terem ainda chegado a um consenso exato sobre a temperatura, estima-se que esta esteja algures entre os 15.5ºC e 21ºC.
Atinja a temperatura certa no quarto
Se não pode controlar livremente a temperatura do seu espaço, tenha atenção à roupa da cama que escolhe, já que existem opções para todas as preferências.
Descubra os edredões Molaflex® especialmente pensados para o seu conforto e diga adeus às noites sem descanso.