Sente que a mudança de estações afeta o seu descanso? Não está sozinho, claro. As mudanças sazonais alteram os padrões de sono e nem sempre por causa da temperatura. Descubra então porque dorme pior no verão!
Alterações no ritmo circadiano
A chegada do verão é sinónimo de mais luz e de mais horas passadas ao sol. Geralmente a exposição solar moderada é excelente para o sono, mas, durante o verão, esse não é o caso. Devido à existência de luz natural até muito mais tarde, a produção de melatonina diminui e as dificuldades em dormir bem aumentam.
Mudanças de ritmo
O calor e as férias de verão são propícios a fazerem-nos mudar de ritmo: quer seja porque viajamos, porque alteramos as rotinas ou porque consumimos mais comida e álcool do que o normal. Assim, não é de admirar que vá para a cama mais tarde ou que tenha um descanso com menos qualidade.
Como dormir melhor no verão?
Cuidado com a luz artificial. Apesar de ser impossível controlar o nascer e pôr do sol, é definitivamente possível controlar a quantidade de luz artificial a que se expõe. Especialmente 1 hora antes de dormir, evite o uso da luz azul dos smartphones, já que suprimem a produção de melatonina e, consequentemente, não o deixam descansar.
Torne-se adepto das siestas. Os nossos hermanos espanhóis certamente estão no caminho certo para um descanso de qualidade. De forma a ultrapassar os picos de calor do dia, aproveite para tirar uma pequena sesta. Verá que acorda rejuvenescido e com energia! Mas cuidado, sestas com mais de 30 minutos devem ser evitadas, com o risco de acordar confuso e com dores de cabeça.
Se mesmo assim não estiver a conseguir adormecer à noite no verão, o melhor é levantar-se da cama e fazer alguma atividade como ler, meditar ou tricotar. Apenas quando se começar a sentir sonolento, deve voltar para a cama.